Alemão pede para não disputar prêmio com atleta punido por doping

10/10/2014 10:29

Campeão olímpico do lançamento de disco, Robert Harting pede para ser retirado de top-10 ao lado do americano Justin Gatlin. IAAF diz que americano é elegível.

 

A divulgação dos finalistas do prêmio de melhores atletas do ano pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) está causando polêmica dentro da modalidade. Atual campeão olímpico do lançamento de disco, o alemão Robert Harting pediu para ter seu nome retirado da lista masculina. O motivo é a presença do velocista americano Justin Gatlin, destaque dos 100m e 200m em 2014, que tem em seu histórico punições por doping. Para Harting, seu passado não pode ser esquecido pela entidade. 

- Peço à IAAF  para me retirar da lista. Acho a nomeação ótima. No entanto, estou nomeado com um ex-infrator de doping e essa é a razão da minha renúncia - disse o atleta, de acordo com a reprodução do site da rede americana NBC. Gatlin teve uma temporada marcante nas pistas em 2014. Campeão olímpico dos 100m em Atenas 2004, ele obteve as melhores marcas nos 100m e 200m. Os vencedores da premiação serão conhecido em novembro, em Mônaco. 

Harting vem sendo o principal nome da sua prova nos últimos anos. Além de tricampeão mundial do lançamento de disco, ele também foi campeão olímpico em Londres 2012. De acordo com o jornal britânico ''The Guardian'' a IAAF afirmou, através de um porta-voz, que Gatlin é elegível para a disputa.

- Gatlin, como um atleta qualificado que teve uma grande temporada é, logicamente, elegível para ser considerado na disputa de Atleta do Ano na ausência de qualquer lei que evite que isso aconteça - disse um porta-voz da IAAF, para a Agência Reuters.Ainda segundo a publicação britânica, o vice-presidente da IAAF, Sebastian Coe também afirmou não estar satisfeito com a presença de Justin Gatlin na lista final. 

- A única coisa que diria é que ele tem o direito de competir. Mas eu, particularmente, não me sinto confortável com isso - disse Coe.

O americano Justin Gatlin foi suspenso por uso de estimulante em 2011. Em 2006, ele falhou em um segundo teste, por uso de testosterona, e ficou longe das pistas por quatro anos. 


Confira a lista dos finalistas

Masculino:
Nigel Amos (BOT) -  800m 
Mutaz Barshim (QAT) - Salto em altura 
Jairo Kipchoge Birech (QUE) - 3000m com obstáculos c
Bohdan Bondarenko (UCR) - Salto em altura 
Yohann Diniz (FRA) - 50km marcha atlética
Justin Gatlin (EUA) - 100m e 200m
Robert Harting (ALE) - Lançamento de disco
Dennis Kimetto Kipruto (QUE) - Maratona
Renaud Lavillenie (FRA) - Salto com vara
LaShawn Merritt (EUA) -  400m 

Feminino:
Valerie Adams (NZL) -Arremesso de peso
Genzebe Dibaba (ETH) -  1500m, 3000m 
Amanhecer Harper Nelson (EUA) -  100m com barreiras 
Caterine Ibarguen (COL) - salto triplo
Francena McCorory (EUA) - 400m Indoor 
Sandra Perkovic (CRO) - Lançamento de disco
Dafne Schippers (HOL) - campeão europeu nos 100m, 200m 
Kaliese Spencer (JAM) - 400m com barreiras 
Barbora Spotakova (CZE) -Lançamento de dardo 
Anita Wlodarczyk (POL) - Lançamento de martelo