Alex Soares obtém índice para o Mundial de Juvenis

27/04/2014 12:06

No terceiro decatlo da carreira, o paulistano Alex Aparecido Soares (IEMA-SP) venceu neste sábado à tarde a prova do decatlo na categoria até 19 anos, com a marca de 7.341 pontos, da Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas, na Arena Caixa, no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP).

Com o resultado, assegurou o índice CBAt (7.171 pontos) para o Campeonato Mundial de Juvenis, que será disputado em julho, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos. "Não falei antes, mas no fundo esperava pelo resultado", comemorou o atleta de 19 anos, que superou os recordes pessoais nos 400 m, 110 com barreiras, salto em altura e lançamento do dardo.

O atleta agora, segundo o técnico Edemar Santos, vai descansar uns dias e iniciar o treinamento para o Mundial. "Ele ainda tem pouca experiência, mas grande potencial. É um talento bruto que preciso ser lapidado com muito carinho", disse o treinador, comemorando o resultado do atleta.

Na categoria menor, Richard Antony da Silva Jose (GR Barueri-SP) foi o campeão, com 5.880 pontos. "Foi uma competição extremamente difícil, que exigiu muita superação", lembrou o vencedor. "Não é fácil o sofrimento de fazer as dez provas, mas a recompensa também é grande."

Duda, a atração
O bicampeão mundial do salto em distância em pista coberta, Mauro Vinícius "Duda" da Silva, foi uma atração nas arquibancadas da Arena Caixa. Ele esteve presente para torcer para a namorada Giovana Aparecida Cavaleti (ASA São Bernardo-SP), segunda colocada na classificação geral do adulto, com 3.236 pontos.

Duda, que se recupera de dores no pé direito, volta a competir no segundo semestre. "Já devo voltar a treinar em maio. Estou ansioso para saltar novamente", comentou. A líder do heptatlo adulto é a carioca Tamara Alexandrino (Brasil Vale Ouro-RJ), com 3.635 pontos.

A Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas termina neste domingo 27, a partir das 09 horas, com a realização das últimas oito provas, quando serão definidos os campeões nas categorias adultas no masculino e feminino.

A entrada para o público é gratuita na Arena Caixa, localizada no antigo Clube da Volks em São a Bernardo do Campo (na Avenida Tiradentes, nº 1840, Vila do Tanque).

Classificação final

Menores masculino

1-Richard Antony da Silva Jose (GR Barueri-SP) - 5.880 pontos
2-Iago Barbosa da Cunha (ACA-SC) - 5.650
3-Rafael Henrique Campos Pereira (Clã-Delfos-MG) - 5.524

Juvenil masculino
1-Alex Aparecido Soares (IEMA-SP) - 7.341 pontos
2-Hellerson Pereira da Costa (orcampi/Unimed-SP) - 6.689
3-Michel da Silva Ferreira (FCTE-SP) - 6.004

Classificação parcial

Adulto masculino

1-Victor de Souza Santos (Orcampi/Unimed-SP) - 4.008 pontos
2-Yuri da Silva (EC Rezende/Unimep-SP) - 3.835
3-Pedro Franco de Almeida de Lima (ASSEM-SP) - 3.788

Adulto feminino
1-Tamara Alexandrino (Brasil Vale Ouro-RJ) - 3.635 pontos
2-Giovana Aparecida Cavaleti (ASA São Bernardo-SP) - 3.236
3-Crystiane Tereza Barroso (BRASIL/Fupes-SP) - 3.095

A Copa Brasil de Provas Combinadas tem o patrocínio da CAIXA, organização da CBAt, co-realização da Federação Paulista de Atletismo e apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo.