Após 20 anos, Valmir Nunes volta a competir nos 100km de Santander

20/06/2014 10:04

Especializado em provas de 24h e 100 milhas, santista volta a disputar competição onde foi tricampeão na década de 90. Corrida acontece neste sábado, na Espanha. 

 

Após duas décadas, o ultramaratonista Valmir Nunes volta a competir nos 100 km de Santander, na Espanha. A prova onde o santista foi tricampeão na década de 90 será realizada neste sábado.

Na primeira vez em que competiu no evento, em 1990, Valmir ficou com o terceiro lugar. Na sequência o santista conquistou os títulos de 91, 92 e 93. Aos 50 anos, o especialista em provas de 24 horas e 100 milhas, decidiu voltar a correr na região da Cantábria para rever amigos.

- Eu corri pela primeira vez em 1990, com 26 anos. Voltar à bela Santander é muito emocionante. Tenho muitas lembranças boas de amigos, lugares de treinamentos. Fiquei lá quatro meses me preparando para ser bicampeão mundial dos 100 km na Holanda em 95, quando bati o recorde mundial - conta o ultramaratonista.Valmir tem vivo na memória cada uma das vitórias, como a primeira, quando venceu o russo tricampeão mundial, Konstantin Santalov, com apenas 27 segundos de vantagem.

- Em 92 fui campeão com 6h27min19s em Torrelavega e depois, em 93, venci em Benzana, com tempestade de granizo. Essas cidades são próximas a Santander. Já em 94 fui quarto mesmo com problemas físicos - recorda.

Apesar do clima festivo, de reencontro, Valmir não terá vida fácil na tradicional prova espanhola, que completa 35 anos. Se antes, enfrentou grandes rivais, em disputas históricas, como Santalov, agora o desafio é superar a juventude da revelação cantábria, José Antonio Soto Conde.

- Espero fazer uma boa corrida e terminar bem. Não sou mais rápido como antes, mas o clima de verão pode derrubar alguns corredores mais velozes. Vou sentir o que posso fazer para tentar vencer - conclui.