Atleta na Escola mobiliza mais de 2 milhões de estudantes

10/10/2013 16:30
Para a edição de 2014 está prevista a inclusão de competições de judô, voleibol, arremesso de peso e eventos paraolímpicos

O programa Atleta na Escola, que promove a prática esportiva dentro do ambiente escolar, registrou a participação de mais de 2 milhões de estudantes entre 12 e 17 anos na etapa inicial do programa, quando os atletas disputam competições de atletismo em provas de corridas de velocidade e resistência e provas de salto.

O Atleta na Escola é uma parceria dos ministérios da Educação, do Esporte e da Defesa, além da Casa Civil, e serve de alicerce para o plano Brasil Medalhas, investimento de R$ 1 bilhão em ações para que o país fique entre os dez melhores colocados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Em 2013, o programa teve a adesão de 22.928 escolas de 4.554 municípios em todos os estados e no Distrito Federal. 

As escolas participantes têm prazo até 15 de outubro para realizar suas competições internas e cadastrar os resultados no PDE Interativo. Os alunos com os melhores resultados participarão das etapas municipais, regionais e estaduais. Para os estudantes entre 15 e 17 anos, haverá uma etapa nacional entre 7 e 16 de novembro em Belém, no Pará.

De acordo com o coordenador do programa no Ministério da Educação, Renausto Amanajás, o programa Atleta na Escola obteve sucesso na primeira edição. “Além da participação de 2 milhões de estudantes, já na primeira etapa, que é a fase escolar, conseguimos ter atletas selecionados para participar dos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu em Natal, Rio Grande do Norte”, disse.

Para a edição de 2014 está prevista a inclusão de competições de judô, voleibol, arremesso de peso e eventos paraolímpicos.