Atletismo de Ourinhos conquista 22 medalhas nos Jogos Regionais

26/06/2014 09:26

Equipe de atletismo paralímpico de Ourinhos com professor Homero e com representante do comitê paralímpico brasileiro.

 

Ao final das provas de atletismo, Ourinhos termina em 3º lugar no feminino e em 4º lugar no masculino

A equipe de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SEMESPOR) fez bonito em Osvaldo Cruz, na 58ª edição dos Jogos Regionais da 7ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.

Ao todo foram 22 medalhas conquistadas por ourinhenses, Com o término das provas da modalidade de atletismo a equipe feminina de Ourinhos terminou em 3ª lugar, ficando atrás apenas de Assis (2º) e Marília (1º). Já o masculino terminou em 4º lugar, atrás de Assis (3º), Marília (2º) e Presidente Prudente (1º).
De acordo com o técnico da equipe de atletismo da SEMESPOR Homero Fernandes Andrade o resultado foi considerado satisfatório e a perspectiva é melhorar a classificação no próximo ano.

“A competição foi muito forte, com uma disputa muito acirrada. Competimos contra grandes cidades como Marília, Dracena, Presidente Prudente, Assis e Paraguaçu Paulista. A 3ª colocação no feminino e a 4ª no masculino demonstra que Ourinhos está em um patamar alto”, destacou Homero.

O professor também ressaltou que o município poderia ter conquistado uma posição melhor se tivesse mais atletas paralímpicos, visto que agora os Jogos Regionais somam a pontuação dos atletas da categoria PCD (Pessoa com Deficiência) para a classificação final da modalidade.

“Tudo se definiu por quem teve o maior número de atletas PCD. Por ser o primeiro ano que trabalhamos com os paralímpicos, optamos por levar apenas atletas com deficiência intelectual. Não levamos cadeirantes, deficientes visuais, pessoa com nanismo, porém já encontramos estes atletas e no próximo ano teremos uma equipe completa de PCD, com 10 atletas no masculino e no feminino”, afirmou Homero.

O secretário Municipal de Esportes Newmar José Sackis parabenizou a equipe de atletismo. “Mais uma vez, nossos atletas mostraram muita garra, dedicação e espírito esportivo. Obtivemos ótimos resultados e fizeram Ourinhos ter destaque no atletismo nos Jogos Regionais. Destaco a participação dos nossos atletas paralímpicos, que mesmo sendo a primeira participação já conquistaram medalhas e ajudaram nosso município a conquistar o 3º lugar no feminino e 4º no masculino”, enfatizou.

Parcerias de Sucesso

A possibilidade de enviar a equipe de atletas paralímpicos foi possível apenas com a parceria da SEMESPOR com a APAE de Ourinhos (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). “Tivemos o apoio do presidente e de toda diretoria da APAE. Todos foram muito solícitos e tiveram papel essencial para o sucesso deste projeto”, agradeceu Homero.

O professor também mencionou o patrocinador do atletismo como essencial para o sucesso de Ourinhos na modalidade. “O Grupo Santa Paula tem colaborado muito na compra de material necessário para treinamentos e uniformes. O Grupo tem nos acompanhando há alguns anos, desde o início desta parceria nossa equipe só cresceu. O patrocínio é de suma importância para a manutenção e desenvolvimento da equipe, principalmente agora com a inclusão dos atletas paralímpicos nos treinamentos”, frisou.

“Também tenho que fazer um agradecimento especial a Secretaria de Esportes, principalmente ao secretário Newmar Sackis que é realmente compromissado com o esporte e busca incessantemente melhorias para todas as modalidades. Inclusive tem acompanhado os Jogos Regionais de perto e faz uma ótima gestão do nosso alojamento e transporte. Por fim, não posso esquecer da Secretaria de Educação, que disponibiliza o transporte para realizarmos as atividades durante o ano inteiro, além de ajudar nos campeonatos internos ao longo do ano. Enfim, deixo meus agradecimentos a todos que direta ou indiretamente são responsáveis pelo sucesso de nossa equipe”, finalizou Homero.

Destaques individuais

Apesar da equipe como um todo ter conquistado várias medalhas e bons resultados, alguns atletas tiveram destaque individual. É o caso da atleta Angélica Graciele de Oliveira, que conquistou 2 medalhas de bronze e o único ouro do atletismo na competição. Devido à conquista da medalha dourada, Angélica conseguiu classificação para os Jogos Abertos que serão disputados em Bauru.

Outro destaque foi a atleta Laryssa Hayanny de Abreu, que frequentemente tem conquistado medalhas e resultados expressivos em campeonatos regionais e estaduais. Laryssa, também conquistou 3 medalhas, sendo duas pratas e um bronze.

Encerrando os destaques da equipe feminina está a fundista Ilda Alves Campos, que conseguiu duas medalhas, prata nos 10.000m e bronze nos 5.000m. Em ambas as provas, Ilda fez índice para os Jogos Abertos.

Já no masculino, o destaque foi o fundista Elessandro Aparecido de Oliveira que ficou com a prata nos 10.00m e 5.000m. Por fim, entre os atletas PCD, Ana Carolina Dias foi a que obteve melhores resultados.

A atleta conquistou medalhas em todas as provas que disputou. Ana Carolina subiu ao pódio por 3 vezes, recebendo duas vezes a medalha de bronze e uma de prata.

Equipe Feminina

  • Angélica Graciele de Oliveira Bronze – lançamento do Martelo, Bronze – lançamento de dardo, Ouro – Arremesso de peso
  • Laryssa Hayanny de Abreu Prata – 400 m rasos, Prata – 200 m rasos, Bronze – 100m rasos
  • Ilda Alves Campos Prata – 10.000m (índice para Jogos Abertos), Bronze – 5.000m (índice para Jogos Abertos)
  • Maria Carolina Juvencio Francisquini Bronze – Salto em Distância
  • Tatiane Candido Lourusso Bronze – Salto com vara

Equipe Masculina

  • Elessandro Aparecido de Oliveira Prata – 10.000m, Prata – 5.000m
  • Vitor Hugo de Paula da Silva Prata – 800m
  • José Augusto dos Santos Prata – lançamento de dardo
  • Revezamento 4x 400m – Equipe formada por Vitor, Luan, André e Leonardo - Bronze
  • Participação dos atletas PCD (Pessoa com deficiência):
  • Ana Carolina Dias 3º lugar - 100 m rasos – 17.6s, 2º lugar – 400 m rasos – 1.35min, 3º lugar – 200 m rasos – 38.8s
  • Ana Helena Silva 5º lugar – 100 m rasos – 18.1s, 3º lugar – 400 m rasos – 1.40min, 4º lugar – 200 m rasos – 40.8s
  • Natalino César dos Santos 3º lugar – 400 m rasos – 1.10min, 3º lugar – Arremesso de peso – 7.80m
  • Giovani Aparecido Correia 4º lugar – 100m rasos – 15.5s, 5º lugar – 200 m rasos – 33.8s, 5º lugar – 1.500 m – 6.15 min
  • Eduardo Henrique Souza 6º lugar – 400 m rasos – 1.39 min
  • Alessandro Batista Silva 6º lugar – Arremesso de peso – 7.50m