Bolt Contra o Tempo: Alan Fonteles é confirmado e faz desafio ao jamaicano

23/03/2015 15:35

Com medalha de ouro nos Jogos Olímpicos no currículo, brasileiro volta a competir depois de ano sabático e trabalha para disputar o Mundial em outubro.

 
Campeão mundial dos 200m rasos em 2013, o brasileiro Alan Fonteles, de 22 anos de idade,descansou em 2014. Passou o ano praticamente sem competir e, agora, retoma as atividades de olho na classificação para o Campeonato Mundial Paralímpico de Atletismo, em outubro, no Catar. A primeira prova na classe T44 acontecerá no dia 19 de abril, no Jockey Club do Rio de Janeiro, como preliminar do evento principal do desafio "Bolt Contra o Tempo".

Alan treina em São Caetano com o técnico Amauri Veríssimo e participou de algumas provas convencionais da Federação Paulista de Atletismo para começar a pegar ritmo de prova. Na semana seguinte ao desafio, inicia para valer a temporada com o Aberto Internacional Paralímpico de Atletismo em São Paulo.

- Foi muito bom receber esse convite para o desafio. Em 2013, participei e vamos ver como vai ser essa minha estreia na temporada, que tem como objetivo maior a preparação para o Mundial, em outubro - afirmou Alan.

Ainda muito jovem e já com conquistas importantes em sua carreira, como a vitória sobre o sul-africano Oscar Pistorius na final dos 200m rasos nos Jogos Olímpicos de Londres, Alan tem seus sonhos vivos. A participação em provas convencionais de alto nível está entre eles.

Inicialmente, havia um planejamento para que isso acontecesse já no Troféu Brasil deste ano, em maio, mas o sonho deve ser adiado para 2016. Mesmo assim, Alan não deixa de ser ousado em seus planos e faz até um desafio para o jamaicano Usain Bolt, que estará no evento principal para correr uma prova de 100m rasos.Se ele quiser e não correr de mim ou ficar com medo, posso correr contra ele - disse Alan, que deve enfrentar os americanos Paul Peterson e Richard Browne e o alemão Felix Streng na prova de 100m rasos no desafio.


A corrida, agora, é para alcançar o índice para o Campeonato Mundial. Sem qualquer arrependimento por ter ficado fora das competições em 2014, Alan Fonteles busca sua melhor forma para voltar a ser o atleta que assombrou o mundo ao vencer Pistorius na pista.

- Tenho até o fim de agosto para conseguir esse índice (12s25). Não me arrependido de ter descansado. Fiz o que eu queria mesmo. Em 2015, estou voltando com tudo para poder defender meu título. É só continuar treinando que vou alcançar a minha melhor forma em outubro - comentou Alan.