Bolt tropeça na largada, se recupera e avança à final dos 100m; Gatlin voa

23/08/2015 09:32

Com joelho de vantagem, jamaicano vence 1ª bateria semifinal do Mundial, mas sai reprovando sua corrida. Americano crava 9s77 e faz a 15ª melhor marca da história.


Um tropeço logo após a largada tirou o fôlego dos mais de 50 mil presentes no Ninho do Pássaro na noite deste domingo (horário de Pequim). Na primeira das três baterias semifinais dos 100m, Usain Bolt errou, se desequilibrou e precisou esforçar-se muito para recuperar a liderança. Com o tempo de 9s96, apenas milésimos de segundo à frente do canadense Andre de Grasse, cruzou em primeiro e garantiu vaga na final com o terceiro melhor tempo geral.

A bateria de Bolt foi tão forte que o photofinish (recurso eletrônico de imagem) foi exibido no telão do estádio olímpico chinês. E, além dele e de De Grasse, outros dois atletas classificaram-se por tempo – apenas os dois melhores passavam diretamente à disputa por medalhas. Trayvon Bromell e Bingtian Su cravaram 9s99 e, empatados com francês Jimmy Vicault, provocaram uma situação inusitada: a final terá nove atletas em vez dos oito habituais.

Em impressionante forma e muito forte nas pistas, Justin Gatlin deu mais umCARTÃO DE VISITAS antes da final. Reinando na prova desde o ano passado, ele correu na segunda bateria e sobrou início ao fim, anotando incríveis 9s77, 15ª melhor marca da história da prova. Para se ter uma ideia, o tempo garantiria o título da prova em todos os mundiais, exceto o de Berlim 2009, quando Bolt estabeleceu seu recorde de 9s58. O favorito ao ouro entra na final com o melhor tempo no geral.

Com 9s96, o outro americano, Tyson Gay, fechou na ponta a terceira bateria. O jamaicano Asafa Powell ficou na segunda posição (9s97) e o francês Jimmy Vicaut (9s99) na terceira. Todos os finalistas deste domingo correram abaixo da barreira de 10 segundos. A decisão do pódio será às 10h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e em tempo real do SporTV.com.

Os finalistas da final dos 100m no Mundial:

Justin Gatlin (EUA) - 9s77
Michael Rodgers (EUA) -  9s86
Usain Bolt (JAM) - 9s96
Andre De Grasse (CAN) - 9s96
Tyson Gay (EUA) - 9s96
Asafa Powell (JAM) - 9s97
Jimmy Vicaut (FRA) - 9s99
Trayvon Brommel (EUA) - 9s99
Bingtian Su (CHN) - 9s99