Brasil disputa a Copa Pan-Americana de Marcha no Chile

10/05/2015 08:44

 Com 15 atletas - nove na equipe masculina e seis na feminina -, o Brasil participa neste sábado (dia 9) e domingo (10) da 17ª Copa Pan-Americana de Marcha, que será disputada na cidade de Arica, a 2.070 km de Santiago, no Chile. A competição reunirá 151 atletas de 15 países e será aberta às 8 horas, com os 20 km masculino.

As provas serão realizadas num circuito de 2 km, montado na Avenida Raúl Pey, na Praia Chichorro, um dos cartões-postais da cidade, que fica no extremo norte chileno. Na manhã desta sexta-feira (8) estava prevista o reconhecimento do percurso. No final da tarde, acontecem o Congresso Técnico e a Cerimônia de Abertura da competição.

Tetracampeão dos 20 km da Copa Brasil Caixa de Marcha, realizada em março em Blumenau (SC), o brasiliense Caio Bonfim é uma das atrações da Seleção Brasileira. Ele participou do Camping Internacional Caixa CBAt de Treinamento e Competições, conseguindo bons resultados na Europa. Foi medalha de bronze em Rio Maior (Portugal) e Lugano (Suíça) e terminou em quarto lugar em Podebrady (República Tcheca), onde obteve o seu melhor tempo da temporada: 1:21:43.

"Esta é uma competição importante e terá um nível certamente muito forte, com vários destaques do circuito mundial", comentou Caio Bonfim, que está qualificado para o Pan-Americano de Toronto, em julho, no Canadá, para o Mundial de Pequim, em agosto, na China, e para os Jogos Rio-2016. Entre os destaques da competição está Erick Barrondo, da Guatemala, vice-campeão olímpico em Londres e medalha de ouro no PAN de Guadalajara.

Nos 20 km feminino, a pernambucana Cisiane Dutra Lopes é uma das atrações. Ela conquistou em março o pentacampeonato da Copa Brasil Caixa de Marcha.

O programa deste sábado prevê ainda as disputas das provas de 10 km juvenil - masculina e feminina - e dos 20 km adulto feminino. Para domingo, estão previstos os 50 km masculino e feminino. Esta prova será disputada pela primeira vez numa Copa Pan-Americana, reunindo atletas da Associação de Atletismo da América do Norte, América Central e Caribe.

Os representantes do Brasil são os seguintes:

Masculino

20 km - Caio Bonfim, José Alessandro Bagio e Lucas Gomes Mazzo 
10 km - Matheus Gabriel Correa, Admilson Pontes e Rony Batista Pala Filho
50 km - Jonathan Riekmann, Rudney Dias Nogueira e Luiz Felipe dos Santos

Feminino
20 km - Cisiane Dutra Lopes, Nair da Rosa e Elianay Santana Pereira
10 km - Rayane Caroline de Oliveira, Thaiz Pereira da Costa e
Silmara dos Santos de Souza

A Seleção conta com três treinadores em Arica: João Cesar Sendeski (SC), João Evangelista de Sena Bonfim (DF) e Vanthauze Marques (PE). A delegação é chefiada pelo ex-marchador Sergio Galdino, que desde 1995 é o recordista brasileiro dos 20 km, com o tempo de 1:19:56.