Britânico Sebastian Coe é o novo presidente da IAAF

20/08/2015 17:44 Bicampeão olímpico dos 1.500 m e presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012, o britânico Sebastian Coe foi eleito nesta quarta-feira (dia 18) o novo presidente da IAAF - Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Coe obteve 115 votos das 207 federações nacionais de atletismo, presentes ao Congresso da IAAF em Pequim, às vésperas do Campeonato Mundial 2015. O campeão olímpico e recordista mundial do salto com vara, o ucraniano Sergey Bubka, o outro candidato, teve 92 votos. Depois da eleição do presidente, Bubka candidatou-se a vice-presidente, foi o mais votado. Ele será, assim, o vice-presidente sênior da entidade.

Sebastian Coe, de 58 anos, é ex-recordista mundial dos 800 m e antigo deputado no Parlamento da Grã-Bretanha pelo Partido Conservador. Na IAAF, ele substitui o senegalês Lamine Diack, que estava no cargo desde 1999.

"Quero investir no crescimento comercial da IAAF e na integridade das federações através da transparência", disse Coe, que assumirá a Presidência no próximo dia 31.

O brasileiro Roberto Gesta de Melo foi reconduzido ao Conselho da IAAF como representante da área sul-americana.