Caio Bonfim enfrenta vice-campeão olímpico na abertura do Sul-Americano de Marcha

14/02/2014 14:05
 Com a disputa dos 20 km masculino começa neste sábado, às 10 horas de Brasília, o Campeonato Sul-Americano de Marcha, em Cochabamba, na Bolívia. O Brasil participa com 17 representantes (10 homens e 7 mulheres). No total serão disputadas sete provas e a competição termina no domingo. As disputas acontecerão num circuito urbano de 2 km, montado no El Prado.

Os organizadores confirmaram a participação de atletas do Chile, Colômbia, Equador, Peru, além de Brasil e Bolívia. A Guatemala disputa a competição como convidada e terá, entre os seus representantes, Erick Barrondo, medalha de prata nos 20 km da Olimpíada de Londres 2012.

No mesma prova, o brasileiro Caio Bonfim (CASO-DF), tricampeão da Copa Brasil/Caixa de Marcha, busca o bicampeonato sul-americano. Ele venceu em 2012 na edição disputada em Salinas, no Equador.

O Brasil terá ainda na prova Moacir Zimmermann e José Alessandro Bagio (ambos da AABLU-SC). A altitude de 2.500 m de Cochabamba em relação ao nível do mar deve fazer com que os atletas optem por disputar posições e não marcas.

Como mais um estímulo, os campeões sul-americanos garantirão vaga na Copa do Mundo de Marcha, que será disputada nos dias 3 e 4 de maio, em Taicang, na China.

Os outros atletas da seleção brasileira são: masculino - - Cláudio Richardson dos Santos (AABB/Currais Novos-RN), Jonathan Riekmann (Orcampi/Unimep-SP) e Luiz Felipe dos Santos (ASSEM-SP), nos 50 km Fulviano Soares de Campos (IEMA-SP), Luan Ricardo Santos (CASO-DF) e Josemar Espinola Pereira (AABLU-SC), nos 10 km juvenil e Luan Henrique Ferreira (FECAM-PR), nos 10 km menor.

No feminino - Cisiane Dutra Lopes (CBAt), Elianay Santana Pereira (CASO-DF) e Nair da Rosa (AABLU-SC), nos 20 km Rayane Caroline Oliveira (Atletas com Futuro-PE), Andressa Souza da Silva (CASO-DF) e Linara Zancanela da Cunha (AABLU-SC), nos 10 km juvenil e Milena Francisca de Souza (GR Barueri-SP), nos 5 km menor.

PROGRAMA-HORÁRIO*:
Sábado - 15 de fevereiro

10:00 - 20 Km - adulto - masculino
11:55 - 20 Km - adulto - feminino
13:30 - 10 Km - juvenil - feminino
14.15 - 10 Km - menores - masculino

Domingo - 16 de fevereiro
07:30 - 50 Km - adulto - masculino
12:00 - 10 Km - juvenil - masculino
13.15 - 5 Km - menores - feminino
*Horários de Brasília