Campeão olímpico nos 110m com barreiras, Liu Xiang se aposenta aos 31

08/04/2015 05:44

Ouro nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, chinês sucumbe à lesão crônica no pé direito e lamenta decisão, mas se diz sem escolha: "Agora começo uma nova jornada".

 
Tido como um dos maiores atletas da China, Liu Xiang, de 31 anos anunciou sua aposentadoria nesta terça-feira por conta de uma lesão crônica no pé direito. Seu técnico Sun Haiping já havia antecipado que o campeão olímpico dos 110m com barreiras em Atenas 2004 iria abdonar o esporte, mas o fato foi confirmado pelo próprio atleta por meio de seu blog e por sua conta em uma rede social.

- Estou me aposentando. Agora começo uma nova jornada. Essa é uma decisão que tomo depois de muita reflexão. Estou profundamente relutante e machucado, mas não tenho escolha - lamentou o ex-atleta.Liu já tinha dito que não competiria mais no mesmo estádio onde, em 2008, saiu da pista chorando na primeira série dos 110m com barreiras nas Olimpíadas de Pequim. Ele deixou a prova por conta dos problemas no tendão de Aquiles do pé direito, que passaram a atormentá-lo desde então.


Ele foi o primeiro atleta do país a conquistar um ouro olímpico. Sua aposentadoria é cogitada desde Pequim 2008 e, em Londres 2012, quando tropeçou no primeiro obstáculo, o assunto voltou a ser falado. Depois desses incidentes, o chinês passou por uma cirurgia e ficou dez meses nos Estados Unidos para reabilitação, mas, de acordo com seu técnico, nunca se recuperou totalmente.