CBAt apoia companha do Ministério da Saúde contra a dengue.

07/12/2015 21:14 Segundo o Ministério da Saúde, a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas vivem em países onde a dengue é endêmica.

No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986, sendo que o maior surto no Brasil ocorreu em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados. 

Além da dengue, o Aedes aegypti também é responsável para transmissão dos vírus chikungunya e zika. Este último, além dos sintomas tradicionais como febre, coceira, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo, é ainda mais perigoso para mulheres grávidas, pois está associado a casos de microcefalia.

Como combater a Dengue
Em água limpa e parada, o mosquito da dengue se desenvolve em até cinco dias. Para combatê-lo elimine os focos do mosquito da sua casa, coloque areia nos vasos de planta, tampe caixas dágua, mantenha as calhas limpas, garrafas tampadas e viradas para baixo, mantenha a lixeira fechada e pneus cobertos.