Com brasileiro favorito, Maratona da Disney faz tour por parques temáticos

11/01/2014 10:54

Adriano Bastos é especialista na prova de 42 km que acontece neste final de semana. Corrida passa pelo Epcot, Magic e Animal Kingdom e Hollywood Studios

"Você é um corredor que ama aventura! Sua prioridade em uma corrida é o percurso. E agora você está prestes a entrar no mais mágico percurso da Terra durante a prova final do fim de semana - 42 km que vão te possibilitar viajar através do Walt Disney World". Esse é o texto que chama os corredores a participarem da "Maratona de Fim de Semana do Walt Disney World".

O evento, que engloba diversas atividades, é bastante conhecido por um brasileiro em especial. Adriano Bastos é especialista na prova e, inclusive, é chamado de "Rei da Disney". Afinal, ele é octacampeão (2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2013). Em 2012, foi segundo colocado geral. Mais uma vez, ele participa da maratona e, claro, chega como favorito.No dia 9 de janeiro, aconteceu a prova de 5 km, criada especialmente para as famílias. Incluída este ano, a prova dos 10 km aconteceu no dia seguinte. No sábado, foi a vez dos meia-maratonistas entrarem em ação. E, neste domingo, para fechar, acontece a prova final: a maratona. As largadas são sempre de manhã cedo, no Epcot, um dos mais famosos entre os quatro parques temáticos da marca. Na linha de chegada, Mickey, Minnie, Pato Donald, Pateta e outros esperam pacientemente os competidores. Além disso, há queima de fogos no local.

Em 2014, a organização da prova ainda criou o Desafio do Dunga, o mais célebre anãozinho do filme da Branca de Neve, que consiste em completar todas as etapas da "Maratona de Fim de Semana do Walt Disney World": 5 km, 10 km, meia-maratona e maratona. Outro parecido, o Desafio do Pateta, soma a meia-maratona, no sábado, com os 42 km de domingo.

A prova principal, de 42 km, tem um verdadeiro tour pelo Complexo do Walt Disney World, passando pelos quatro parques temáticos. Primeiro no Epcot, depois, em direção ao Magic Kingdom. Em seguida, é a vez do Animal Kingdom e, por fim, no Hollywood Studios, retornando ao ponto de partida. Ao longo do percurso, bandas, DJs e personagens dão força aos atletas. No final de tudo, há uma festa farta de bebidas e comidas no Downtown Disney, uma área que abriga restaurantes, lojas e palcos com diversos shows, inclusive do Cirque du SoleilO tempo-limite para conclusão da prova é de sete horas. Mas quem fecha depois disso também ganha medalha de participação, do personagem mais tradicional da marca, Mickey Mouse.
Além das corridas, há também um espaço chamado "Disney's Health & Fitness Expo", ou seja, uma exposição especializada em saúde e no mundo fitness, com estandes de produtos, equipamentos novos e seminários com atletas famosos.