Com Terezinha e Alan, Brasil divulga lista para o Mundial de paratletismo

17/09/2015 18:26

Destaques da competição em Lyon 2013 puxam time brasileiro de 39 paratletas e 14 guias para o Mundial de Doha, em outubro.

O Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) divulgou, nesta quinta-feira, a lista de convocados para o Mundial de Doha de paratletismo, entre os dias 21 e 31 de outubro. Foram chamados 39 paratletas e 14 guias para a competição, com destaque paraTerezinha Guilhermina - maior medalhista brasileira em Mundiais com 10 pódios - e Alan Fonteles - estrela da competição na última edição, em Lyon, em 2013, quando o Brasil foi o terceiro colocado. Todos os convocados estão no top 4 do ranking mundial e têm chances de medalha na principal competição da modalidade neste ano.

- O Brasil tem uma responsabilidade muito grande. Estamos a menos de um ano dos Jogos do Rio, e Doha é o caminho, assim como foi Toronto. Nossa expectativa é de se consolidar no top 5. As chances são muito grandes, a equipe é fantástica. Vai ser uma competição muito importante - Ciro Winckler, coordenador da seleção brasileira paralímpica de atletismo.

Em Lyon, o Brasil conquistou 16 ouros, 10 pratas e 14 bronzes. Dos nove campeões brasileiros, oito defenderão seus títulos em Doha: Alan Fonteles (com três conquistas), Daniel Mendes, Jonathan Santos, Lorena Spoladore, Lucas Prado (com dois títulos), Odair Santos (com três títulos), Terezinha Guilhermina (com três títulos) e Yohansson Nascimento.

- A equipe brasileira que está indo a Doha é melhor do que a equipe de Lyon. Temos totais condições de repetir os resultados. Estamos em um bom caminho para o Rio 2016 - disse Ciro.

A única campeã mundial de Lyon que não estará em Doha é Verônica Hipólito, que teve de passar por uma cirurgia depois dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto para a retirada de 90% do cólon - maior porção do intestino grosso - para evitar que mais de 200 pólipos se transformassem em um câncer. Outro desfalque é o jovem talento Mateus Evangelista, atual recordista mundial do salto em distância T37, que fraturou o fêmur durante um treino pouco depois do Pan. Os dois juntos conquistaram seis ouros e uma prata no Canadá.

- São pessoas que tenho certeza que em dois meses estarão com a gente treinando. Foram acidentes de percurso. Torcemos muito para que não aconteçam novamente - disse Ciro.

Por outro lado, o Brasil vai contar com outro jovem talento na pista de Doha. Atual recordista mundial dos 200m rasos da classe T47, Petrúcio Ferreira sofreu uma lesão na coxa durante o Festival Paralímpico do dia 7 de setembro, mas estará apto para disputar seu primeiro Mundial aos 19 anos - ele levou dois ouros no Parapan. Outros campeões de Toronto na delegação para Doha são: Gustavo Araújo, Edson Pinheiro, Yeltsin Jacques, Felipe Gomes, Alessandro da Silva, Claudiney Batista, Jonas Licurgo, Thiago Paulino Santos, Izabela Campos, Elizabeth Gomes, Shirlene Coelho, Silvania de Oliveira e Marivana Oliveira.

OS CONVOCADOS PARA O MUNDIAL DE DOHA

Paratletas
Alan Fonteles Oliveira
Alessandro Silva
Alex Pires Da Silva
Alice de Oliveira Correa
Ana Claudia Silva
Claudiney Batista dos Santos
Daniel Mendes da Silva
Diogo Ualisson Jerônimo da Silva
Edson Pinheiro
Elizabeth Gomes
Felipe Gomes
Flavio Reitz
Gustavo Henrique Araújo
Indayana Couto
Izabela Campos
Jerusa Geber Santos
Jhulia Santos
Jonas Licurgo Ferreira
Jonathan Souza
José Rodrigues
Kelly Cristina Peixoto
Lorena Salvatini Spoladore
Lucas Prado
Marivana Oliveira
Mauro Evaristo de Sousa
Odair Santos
Petrucio Ferreira dos Santos
Raissa Rocha Machado
Renata Bazone Teixeira
Ricardo Costa de Oliveira
Rodrigo Parreira Da Silva
Shirlene Coelho
Silvania Costa de Oliveira
Tascitha Oliveira Cruz
Terezinha Guilhermina
Thalita Vitoria Simplicio Da Silva
Thiago Paulino Santos
Yeltsin Jacques
Yohansson Nascimento

Atletas-guia
Carlos Antônio dos Santos (Odair Santos)
Diogo Cardoso da Silva (Alice de Oliveira Correa)
Eriton de Aquino Nascimento (Yeltsin Jacques)
Fabio Dias de Oliveira (Jhulia Santos)
Felipe Veloso da Silva (Thalita Vitoria Simplicio Da Silva)
Fernando Martins Ribeiro Junior (Renata Bazone Teixeira)
Guilherme Soares de Santana (Terezinha Guilhermina)
Heitor de Oliveira Sales (Daniel Mendes da Silva)
Jorge Augusto Pereira (Felipe Gomes)
Justino Barbosa dos Santos (Lucas Prado)
Laercio Alves Martins (CPB)
Luiz Henrique Barboza (Jerusa Geber Santos)
Rafael Lazarini(Ricardo Costa de Oliveira)
Wendel de Souza Silva (CPB)