Competição esportiva volta ao Celio de Barros pela primeira vez desde 2012.

26/10/2015 05:45

Campeonato de tiro com arco é disputado no que sobrou do estádio de atletismo, que vem sendo usado como local de festas. Reforma fica para depois das Olimpíadas.

Com a pista de atletismo fechada em 2012 e soterrada com as obras do Maracanã para a Copa do Mundo, o estádio Celio de Barros voltou a receber neste sábado uma competição esportiva. Em vez saltar e correr, os atletas atiravam. Era a oitava e última etapa do Campeonato Fluminense de tiro com arco outdoor. 

A competição contou com a participação de 25 atletas em cinco categorias - adulto, infantil, juvenil, cadete e master - média de cinco atiradores para cada uma. Uma das mais experientes era Fátima Rocha, que pratica o esporte há 18 anos, já ficou entre as cinco melhores do país e participou de quatro edições de Jogos Pan-Americanos. Os campeões do Campeonato Fluminense só serão conhecidos na terça-feira, após a contagem dos pontos aferidos pelos árbitros em todas as etapas. Além da competição, que teve apoio da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) e da Concessionária Maracanã, houve experimentação aberta ao público. O espaço, que vem funcionando como estacionamento do Maracanã, também começou a receber festas. É uma forma de levantar receitas para manutenção e pequenas reformas das demais instalações esportivas da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. Cada uma rende, em média, R$ 30 mil. 

Presidente da Fetarco (Federação Estadual de Tiro com Arco), Paulo Casado, destacou a importância de levar um esporte pouco popular ao público. Ele pretende promover todas as etapas do campeonato no Celio de Barros. O problema é que o Complexo do Maracanã será entregue ao Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 por volta do mês de março. A competição de hoje foi muito boa, pois pudemos trazer o tiro com arco para um local central e genuinamente esportivo. Nossa ideia é fazer todas as etapas do campeonato do ano que vem aqui e levar cada vez mais o tiro com arco para conhecimento do público – disse Paulo.
 
O tiro com arco faz parte da programação dos Jogos Olímpicos e será disputado no Sambódromo, querecebeu no mês passado um evento-teste. O principal núcleo do esporte no Brasil fica em Maricá, aonde surgiu o principal nome do país na modalidade, Marcus Vinícius D´Almeida.  

O Governo do Estado mantém o compromisso de reformar o Célio de Barros logo após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, com previsão de conclusão das obras para o primeiro semestre de 2017. O prazo já foi adiado algumas vezes. Nos Jogos, o espaço do Celio de Barros será utilizado para as instalações de transmissão.