Conselho da IAAF indica Fabiana Murer para a Comissão de Atletas.

27/11/2015 06:56
A brasileira Fabiana Murer é um dos seis novos nomes indicados pelo Conselho da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo) para integrar a Comissão de Atletas da entidade, no período de 2016-2019. Os outros cinco nomes que passarão a fazer parte da comissão são: Paula Radcliffe (Grã-Bretanha), Alina Talay (Belarus), Ashton Eaton (Estados Unidos), Michael Frater (Jamaica) e Ezekiel Kemboi (Quênia).

Com a indicação desses seis atletas, a Comissão passa a ter 18 membros no total. Dos outros 12, seis têm mandatos até 2019: Valerie Adams (Nova Zelândia), Mutaz Essa Barshim (Catar), Yelena Isinbayeva (Rússia), Andreas Thorkildsen (Noruega), Christian Olsson (Suécia) e Koji Murofushi (Japão). Outros seis têm mandatos até 2017: Hussain Taher Al Sabee (Arábia Saudita), Tommi Evilä (Finlândia), Habiba Ghribi (Tunísia), Jennifer Joyce (Canadá), Rozle Prezelj (Eslovênia) e Matej Toth (Eslováquia).

Fabiana é uma das estrelas mundiais do salto com vara. Foi campeã mundial em Daegu 2011 e campeã mundial indoor em Doha 2010. Também ganhou a medalha de prata no Mundial de Pequim, em agosto último, e a de bronze no Mundial Indoor de Valência 2008. Todos os atletas da comissão têm no currículo importantes conquistas mundiais. O atual presidente da Comissão é o namíbio Franck Fredericks.

A atleta, que é recordista sul-americana com 4,85 m, integra o programa de apoio Brasil Medalhas do Governo Federal. Ela é treinada por Elson Miranda de Souza e ganhou a principal competição deste ano: o Troféu Brasil CAIXA de Atletismo, em São Bernardo do Campo (SP). Ela compete pela BM&FBovespa.