Cruz Nonata volta a competir, mas não garante participação na São Silvestre.

25/11/2015 06:32

Fundista piauiense termina na sexta colocação da meia maratona de Brasília, prova que marca seu retorno às competições: "Voltei bem, mas não sei se vou a São Paulo".

O retorno da corredora piauiense Cruz Nonata às pistas, ou melhor, às ruas, aconteceu melhor do que o esperado. Depois de um longo período de tratamento após a cirurgia no pé, que a tirou até do Pan-Americano de Toronto, no Canadá, a fundista celebrou o sexto lugar na meia maratona de Brasília no último dia 8 e garantiu que não sente mais dores no local onde foi operado. Contudo, Cruz ainda não confirmou se vai ou não competir na 93° Corrida de São Silvestre, em São Paulo. Segundo ela, a decisão ainda será tomada junto com seu treinador, José Alessandro.   

- Tenho evoluído muito nos meus treinamentos. Ficar parada tanto tempo não é fácil, principalmente quando se compete em alto nível, mas graças a Deus, deu tudo certo nessa minha volta. Fiquei feliz com meu resultado na meia de Brasília, mas ainda sinto um pouco a falta de ritmo. Vou tentar alinhar isso para saber se vou mesmo para a São Silvestre - contou a atleta. 

Cruz teve o ano comprometido por conta de uma lesão na planta do pé esquerdo no mês de março. Somente após seis meses de inúmeras sessões de fisioterapia ela voltou aos treinamentos.  

 

Mesmo com as conquistas das medalhas de prata no Pan de Guadalajara em 2011 nos 5.000m e 10.000m, a piauiense ficou conhecida pela atuação história da prova da São Silvestre. O quarto lugar na edição de 2010 colocou a corredora no patamar mais alto do atletismo de rua mundial.   

- É uma prova que me identifico muito. Tenho um carinho especial, mas não sei se esterei apta até para fazer o meu melhor. São 15km muito intensos, por isso, pode ser que até lá não esteja 100% fisicamente -disse Cruz Nonata.