Cubano Santiago Antunes dá curso na cidade mineira de Lavras

14/04/2015 17:51
 O cubano Santiago Antunes, considerado uma das maiores autoridades do mundo no treinamento de provas com barreiras, foi contratado no ano passado, como consultor da especialidade pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Depois de participar de várias ações informais, visitando clubes e observando treinos na capital e na Grande São Paulo, ele é responsável pelos Campings Nacionais Caixa da especialidade, desenvolvidos pela Superintendência de Alto Rendimento da CBAt.

A primeira ação começou nesta segunda-feira (dia 13) e prossegue até sábado (18), na cidade de Lavras, em Minas Gerais. O curso, coordenado pelo professor Fernando de Oliveira, do CRIA Lavras, reúne 15 treinadores e cerca de 50 atletas entre iniciantes, intermediários e avançados.

"O Camping é muito importante pelo fato de sermos um Centro Regional de Atletismo e aglutinarmos treinadores do Estado para aprender com a experiência do Santiago. Os treinadores também absorvem um pouco do trabalho feito no CRIA Lavras", comentou Fernando.

O CRIA Lavras comemorou no último domingo o título de campeã por equipes da Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas, em São Bernardo do Campo (SP), além de ter obtido as medalhas de ouro e de prata no juvenil feminino, como Jenifer Nicole Norberto e Ingrid Ellen da Silva, que participam do Camping.

O curso é ministrado na pista de Atletismo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e no ginásio de Esportes da instituição. Os alunos do curso de Educação Física da UFLA também participam. "Os encontros teóricos com os alunos, com abordagens sobre a iniciação às provas com barreiras, são muito importantes", concluiu o professor.

O Camping Nacional de Treinamento de Provas com Barreiras começa em Lavras e prossegue depois, de 27 de abril a 1º de maio, em Campo Mourão (PR), com coordenação de Paulo Cesar da Costa, e termina no Rio de Janeiro, de 19 a 24 de maio, no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo Caixa, com a responsabilidade de Alexandre Coelho Gonçalves e Pedro Ferreira da Silva Filho.

Santiago Antunes, eleito o técnico do ano de 2010 pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), orientou entre outros os campeões Emilio Valle (campeão mundial juvenil dos 110 m com barreiras em 1986, em Atenas), Anier Garcia (ouro olímpico em Sydney-2000), e Dayron Robles (campeão olímpico em Pequim-2008) - todos na mesma prova.

"Santiago Antunes é um dos maiores especialistas do mundo em provas com barreiras. No Brasil, está atuando como consultor de treinadores", explica Antonio Carlos Gomes, superintendente de Alto Rendimento da CBAt.