Dada a largada para a Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas

10/04/2015 20:48

As disputas que definirão os atletas mais completos do Atletismo nacional começaram na manhã deste sábado (dia 10) em São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista. As duas primeiras etapas, realizadas em clima ameno, em torno dos 24 graus, aconteceram na Arena Caixa, no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra. 

No heptatlo juvenil, Jenifer Norberto (Cria Lavras), líder do Ranking Brasileiro de 2014, liderou todas as parciais e acumula 3.173 pontos. Vice-campeã do ano passado, a atleta de 18 anos venceu três das quatro provas disputadas. Ela volta à pista neste sábado para mais três provas: salto em distância, lançamento do dardo e os 800 m.

No decatlo juvenil, o líder é Rafael Henrique Campos Pereira (Clã Delfos), com 3.585 pontos. Rafael superou Hellerson Pereira da Costa (Orcampi/Unimed) que liderou a primeira etapa, e agora ocupa a segunda colocação, com 3.538 pontos.

Na categoria menor, Leticia Sumocoski da Silva (CSS II Exército) é a primeira com 3.008 pontos e segue firme para a conquista do bicampeonato. Entre os homens, Caio Henrique da Silva lidera desde a primeira prova e soma 3.531 pontos. "Foi um ótimo primeiro dia. Espero que os resultados sejam bons no sábado também para garantir o primeiro lugar", disse o atleta.

A competição é mais uma oportunidade para os atletas buscarem a qualificação para as principais competições do ano, como a Copa Pan-Americana de Provas Combinadas, de 12 a 14 de junho, em Otawa, os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, para o Campeonato Pan-Americano de Juvenis em Edmonton, todos no Canadá, além do Mundial de Menores, em julho, em Cali, na Colômbia, e do Campeonato Mundial de Pequim, em agosto, 

Decatlo e heptatlo adulto - Neste sábado, a partir das 9 horas, começa a disputa das provas da categoria adulta, o decatlo para os homens e o heptatlo para as mulheres. A carioca Tamara Alexandrino de Sousa (Pinheiros-SP) é uma das atrações do evento. Ela tentará o tricampeonato adulto. Com recorde pessoal de 5.962 pontos, ela tem o objetivo de superar a barreira dos 6.000 pontos este ano. "A Arena tem uma estrutura muito boa, é importante ter lugares como este para competir. A expectativa é continuar fazendo bons resultados nas principais competições do ano", afirmou a atleta que venceu a última edição da competição, realizada também em São Bernardo.

No decatlo, Carlos Eduardo Chinin (Pinheiros-SP), sexto colocado no Campeonato Mundial de Moscou-2013, e também recordista sul-americano da especialidade, com 8.393 pontos, fará seu primeiro decatlo este ano e tentará o seu segundo título na Copa Brasil de Combinadas (venceu em 2009). 

A Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Paulista de Atletismo, com apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo e patrocínio da Caixa Econômica Federal.