Elson Miranda tem 3 atletas entre os melhores do Mundial Indoor

10/03/2014 14:14
Mauro Vinícius "Duda" da Silva deixa Sopot, na Polônia, nesta segunda-feira 10, com o status de grande nome do Atletismo internacional. Afinal, ganhou o bicampeonato do salto em distância no Mundial Indoor, no Campeonato encerrado no domingo 9. Seu treinador, Aristides Junqueira, o Tide, também foi reverenciado pela competência, autoridade e estreita parceira que mantém com Duda há 9 anos.

A participação brasileira no Campeonato Mundial Indoor, disputado na Ergo Arena, ratificou também o sucesso de outro treinador, o paulistano Elson Miranda de Souza, que teve três atletas entre os sete que representaram o País - todos no salto com vara.

A equipe de Elson volta ao Brasil na manhã desta terça-feira 11, com dois quartos lugares e uma sétima colocação. Fabiana Murer e Thiago Braz estiveram bem perto de um lugar no pódio, enquanto Augusto de Oliveira, apesar de uma lesão no tornozelo, ficou em sétimo lugar.

Fabiana, campeã mundial indoor em Doha 2010, e ouro no Mundial ao ar livre de Daegu 2011, saltou 4,70 m, mesma marca das três atletas que subiram ao pódio: a cubana Yarisley Silva, medalha de ouro, além da russa Anzhelika Sidorova e a tcheca Jirina Svobodová, que dividiram a segunda colocação.

Já Thiago Braz, campeão mundial de juvenis em Barcelona, em 2012, na Espanha, entrou na última rodada com a mão na medalha de bronze, com a marca de 5,75 m, mas o tcheco Jan Kudlicka assumiu a terceira posição no último salto, quando passou 5,80 m.

"A evolução do salto com vara no Brasil vem de alguns anos e a competitividade entre os atletas é muito importante para esse crescimento", lembra Elson Miranda, que completou 39 anos no último dia 1º. "Os ciclos de treinamento e de competições no exterior também são fundamentais", diz o ex-atleta do salto com vara, que tem a assessoria técnica do ucraniano Vitaly Petrov, contratado pela CBAt.

Entre os 19 atletas contemplados com a Bolsa Pódio do Programa Brasil Medalhas, iniciativa do Governo Federal visando a Olimpíada do Rio de Janeiro 2016, quatro treinam com Elson, técnico também da BM&FBovespa: Fabiana, Thiago, Augusto e Fábio Gomes da Silva.

DELEGAÇÃO VOLTA
A delegação brasileira, com o destaque para o bicampeão mundial Duda da Silva, volta nesta terça-feira 11 ao Brasil. A previsão de chegada do voo LH 0506 procedente de Frankfurt, na Alemanha, é para as 06:05, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na zona leste da Grande São Paulo.