Em noite de homenagens, Silvânia e Petrúcio são eleitos melhores do ano

09/12/2016 21:19

Medalhistas nos Jogos do Rio, saltadora e velocista batem outros concorrentes no voto popular e são escolhidos como maiores nomes do esporte paralímpico em 2016.

 

Foi um ano de glórias. Uma festa na noite desta quarta-feira, então, serviu para celebrar as vitórias do ciclo mais importante da história do esporte paralímpico brasileiro. Em meio às 72 medalhas conquistadas nos Jogos do Rio, dois nomes do atletismo foram escolhidos através do voto popular como os melhores de 2016. No palco do Vivo Rio, na Zona Sul Carioca, Silvânia Costa, ouro no salto em distância e que está grávida de quatro meses, e Petrúcio Ferreira, dono de três medalhas na Paralimpíada, foram coroados como os melhores da temporada. 

Além das premiações, a festa, apresentada pelo ator Paulinho Vilhena e pela jornalista Joanna de Assis, foi marcada por homenagens. A primeira, à Chapecoense. O escudo do time catarinense apareceu no telão e o público prestou um minuto de silêncio - uma forma de lembrar das 71 vítimas da queda do avião da LaMia na semana passada.Protagonista de um dos momentos mais emblemáticos dos Jogos, Márcia Malsar recebeu um prêmio surpresa na noite desta quarta. A ex-atleta, que caiu enquanto carregava a tocha na Cerimônia de Abertura da Paralimpíada, no Maracanã, recebeu uma réplica do símbolo. À época, a primeira medalhista de ouro do atletismo brasileiro, ficou sem a tocha. Algo remediado na festa.

Silvânia foi a grande surpresa da noite. Quando chegou ao Vivo Rio, nem mesmo os membros do Comitê Paralímpico Brasileiro sabiam da gravidez. Com 61% dos votos, a saltadora conquistou o prêmio de melhor do ano pela segunda vez seguida. Natural de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, a saltadora, recordista mundial da classe T11, confirmou o favoritismo e conquistou o ouro no salto em distância. Silvânia tem a Doença de Stargardt, que causa uma perda progressiva de visão. A lançadora Shirlene Coelho e a jogadora de bocha Evani Calado eram as outras concorrentes.

- Essa noite é maravilhosa. Vai ficar guardada para sempre no meu coração. O ano de 2016, eu encerro com todos os meus sonhos realizados. Eu consegui bater recordes, fui campeã mundial e nos Jogos de 2016. E, agora, mais um prêmio - afirmou.Petrúcio, escolhido com 53% dos votos, foi um dos grandes nomes dos Jogos do Rio. Em apenas dois anos de carreira, quebrou o recorde mundial dos 100m T47 e conquistou o ouro no Engenhão. Também subiu ao pódio para receber a prata nos 400m e no revezamento 4x100m. O atleta perdeu parte do braço esquerdo em um acidente com uma máquina de moer capim. Antes de competir no Rio, correu o risco de ficar fora por não comparecer a testes surpresas de antidoping. Absolvido, no entanto, brilhou nos Jogos. Petrúcio disputava o prêmio com o nadador Daniel Dias e Jefinho, do futebol de 5.Estou muito grato de estar aqui hoje. Depois de três meses, estou voltando ao Rio. É uma felicidade enorme saber que representei o meu país, a minha bandeira nos Jogos de 2016. Esse era o meu grande sonho. E foi realizado em casa. Saí com a sensação de dever cumprido - disse o vencedor do prêmio.Petrúcio Ferreira (atletismo) 

Data e local de nascimento: 07/10/1997, São José do Brejo do Cruz/PB
Classe: T47
Principais conquistas em 2016: ouro nos 100m, prata nos 400m e no revezamento 4x100m nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 
Petrúcio é um fenômeno das pistas. O atleta sofreu um acidente com uma máquina de moer capim aos dois anos e perdeu parte do braço esquerdo. Petrúcio gostava de jogar futsal e sempre foi muito rápido. A velocidade chamou a atenção de um treinador. O paraibano, em apenas dois anos de carreira, já foi campeão paralímpico dos 100m nos Jogos Rio 2016 (com direito à quebra do recorde mundial com o tempo de 10s57). Hoje é o atual recordista mundial dos 100m e nos 200m.Silvânia Costa (atletismo) 

Data e local de nascimento: 23/05/1987, Três Lagoas/MS 
Classe: T11
Principal conquista em 2016: ouro no salto em distância nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 
Desde criança, Silvânia tem uma enfermidade chamada Doença de Stargardt, por isso, sua visão regride paulatinamente. Seu encontro com esporte ocorreu aos 18 anos, como uma ferramenta de inserção social. Atualmente, a atleta é a recordista mundial do salto em distância da classe T11. Em sua estreia em Paralimpíadas, manteve o favoritismo no salto em distância e conquistou o ouro para o Brasil. 

PREMIADOS NO PRÊMIO PARALÍMPICO

Atletismo – Petrúcio Ferreira
Basquete em cadeira de rodas – Marcos Cândido Sanches da Silva
Bocha – Evani Calado
Canoagem – Caio Ribeiro
Ciclismo – Lauro Chaman
Esgrima em cadeira de rodas – Jovane Guissone
Futebol de 5 – Jeferson Gonçalves
Futebol de 7 – Leandro do Amaral
Goaball – Leomon Moreno
Halterofilismo – Evânio Rodrigues
Hipismo – Sérgio Oliva
Judô – Alana Maldonado
Natação – Daniel Dias
Remo – Cláudia Cícero
Rugby em cadeira de rodas – Julio César Braz
Tênis de Mesa – Israel Pereira
Tênis em cadeira de rodas – Ymanitu Geon
Tiro com Arco – Luciano Rezende
Tiro Esportivo – Geraldo Von Rosenthal
Triatlo – Fernando Aranha
Vela Adaptada – Marinalva de Almeida
Vôlei Sentado – Frederico Dórea
Atleta revelação - Fábio Bordignon (Atletismo)
Personalidade Paralímpica - Eduardo Paes
Prêmio Aldo Miccolis (Conjunto da Obra) - Clodoaldo Silva (Natação)
Melhor técnico de esporte coletivo - Fábio Luiz Ribeiro de Vasconcelos
Melhor técnico de esporte individual - Amaury Veríssimo<b></b>

ÚLTIMOS VENCEDORES

 Prêmio Paralímpicos 2011
Melhor atleta masculino: Daniel Dias (natação)
Melhor atleta feminino: Terezinha Guilhermina (atletismo)
 
Prêmio Paralímpicos 2012
Melhor atleta masculino: Alan Fonteles (atletismo)
Melhor atleta feminino: Terezinha Guilhermina (atletismo)
 
Prêmio Paralímpicos 2013
Melhor atleta masculino: Daniel Dias (natação)
Melhor atleta feminino: Susana Schnarndorf (natação)
 
Prêmio Paralímpicos 2014
Melhor atleta masculino: Leomon Moreno (goalball)
Melhor atleta feminino: Terezinha Guilhermina (natação)
 
Prêmio Paralímpicos 2015
Melhor atleta masculino: Luis Carlos Cardoso (canoagem)
Melhor atleta feminino: Silvânia Costa (atletismo)