Etíope bicampeão olímpico anuncia despedida das maratonas aos 42 anos

12/05/2015 17:03

Haile Gebrselassie faz anúncio após prova em Manchester, mas seu empresário nega aposentadoria e garante presença em prova em Glasgow, na Escócia, em outubro.

 
Um dos maiores maratonistas do mundo anunciou neste domingo que deixará as disputas profissionais. O etíope Haile Gebrselassie fez o anúncio logo após chegar na 16ª posição na maratona de Manchester, na Inglaterra. Aos 42 anos e após 25 de carreira como atleta profissional, Gebrselassie tem no currículo duas medalhas olímpicas de ouro nos 10 mil metros e quatro títulos mundiais na mesma distância. Conhecido como “Imperador do Atletismo”, o etíope é dono de 27 recordes mundiais. Estou me aposentando da corrida competitiva, não da corrida. Você não pode parar de correr, esta é a minha vida - disse Gebrselassie à BBC Sport. Há cinco anos, ele já havia anunciado a aposentadoria depois de se lesionar, mas meses depois voltou atrás na decisão.

Horas depois, em reportagem da Reuters, o empresário do maratonista, Jos Hermens, negou a aposentadoria de Gebrselassie.

- Não, ele não está se aposentando, ele estará em Glasgow em outubro. Ele provavelmente nunca vai se aposentar - afirmou o empresário, citando a presença do atleta em maratona na Escócia. Hermens admitiu que Gebrselassie tem treinado muito menos que antes, “por isso pode ser uma espécie de viagem de despedida no Reino Unido", completou..