Exercícios físicos podem ajudar no combate a sintomas da fibromialgia

28/12/2013 12:49

Síndrome tem dores, irritabilidade, disfunções do sono e fadiga como principais sinais. Ela atinge 3% da população mundial, segundo estudos feitos na Europa

A fibromialgia é uma síndrome que atinge principalmente mulheres e tem como principais sintomas dores crônicas espalhadas pelo corpo, disfunções de sono e fadiga. Irritabilidade, ansiedade e depressão também são comumente associadas a esta patologia, que atinge aproximadamente 3% da população, segundo estudos realizados na Europa.

Pacientes com diagnóstico de fibromialgia frequentemente se queixam de efeitos colaterais dos medicamentos farmacológicos, relatando diminuição da habilidade em determinadas tarefas e menor qualidade de vida. Por isso, tratamentos alternativos complementares aos farmacológicos são cada vez mais incentivados e estudados, sendo a prática de atividade física um dos principais aliados no combate às dores causadas por essa síndrome.

Exercícios aeróbicos têm se mostrado os mais efetivos para a redução da dor e a melhora na qualidade de vida, segundo pesquisas científicas. Caminhadas regulares, ou até mesmo a corrida, quando há preparo físico e indicação médica, são ótimos aliados no tratamento.

O fortalecimento muscular também tem efeitos positivos nos pacientes com fibromialgia, porém com resultados menos efetivos quando comparados ao exercício aeróbio.