Fabiana Murer conquista o bi na Diamond League

28/08/2014 19:11
A paulista Fabiana Murer conquistou nesta quinta-feira, dia 28, o bicampeonato da prova do salto com vara da Diamond League, o principal circuito de Meetings da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Ela garantiu o título ao vencer a o Meeting de Zurich, com a marca de 4,72 m, no Letzigrund Stadium, em Zurique, na Suíça.

A brasileira, campeã mundial indoor e ao ar livre da prova, havia conquistado a corrida da Liga de Diamantes em 2010. Em Zurique, ela fez uma prova perfeita, passando todas as marcas até a vitória na primeira tentativa. Só não passou nos 4,82 m, quando tentou bater três vezes o recorde sul-americano da modalidade.

Este ano, Fabiana, atleta da BM&FBovespa, orientada por Elson Miranda, entrou na última etapa da prova, com 12 pontos ganhos e, após a etapa suíça, que conta dobrado para a definição dos campeões da temporada, ela totalizou 20 pontos.

Na prova de Zurique, a norte-americana Jennifer Suhr, campeã olímpica em Londres-2012, ficou coma medalha de prata, com 4,67 m, mesma marca da grega Nikoleta Kyriakopoulou, terceira colocada.

Na classificação final da Diamond League, Jennifer Suhr e a grega Katerina Stefanidi dividiram a segunda colocação, com 9 pontos, seguida de Nikoleta Kyriakopoulou, com 8.

A saltadora paulista havia ganho três das cinco provas da Diamond League antes de Zurique. Em Nova York, no dia 14 de junho, venceu com 4,80 m, melhor marca do ano. No Sainsbury's Glasgow Grand Prix, no dia 12 de julho, saltou 4,65 m para vencer e assumir a liderança do circuito. Outro ouro foi conquistado em Mônaco, dia 18 de julho, com 4,76 m.