Falta um ano para o início dos Jogos do Rio 2016

05/08/2015 16:42 Esta quarta-feira (dia 5) marca um dia muito especial. Falta exatamente um ano para o início dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. A cidade já sente o clima da Olimpíada, com a realização dos eventos-testes.

Daqui a exatamente um ano, mais de 10 mil atletas, os melhores do planeta em 42 esportes, estarão no Rio para representar 205 países em quatro zonas de competição - Barra, Deodoro, Copacabana e Maracanã. Quase 5 bilhões de pessoas estarão sintonizadas com a emoção olímpica e as imagens que ganharão o globo.

Os 45 eventos-teste que funcionam como preparativos para os Jogos do Rio 2016 reunirão no Rio de Janeiro cerca de 8 mil atletas e 12 mil voluntários. Três eventos já foram realizados e outros acontecerão ainda este ano.

O Atletismo, principal esporte olímpico, terá seu evento-teste em maio de 2016, com a realização do Campeonato Ibero-Americano, já na pista do Estádio Olímpico do Engenhão.

O torneio de Atletismo é o que tem maior número de participantes - cerca de dois mil atletas - e o que distribui mais medalhas: 141 no total (47 de ouro, 47 de prata e 47 de bronze).

"Ao longo dos últimos anos, fizemos um investimento público maciço para apoiar nossos melhores atletas, seus técnicos e suas equipes, com programas como o Bolsa Atleta e o Plano Brasil Medalhas", disse em artigo publicado nesta quarta-feira a Presidenta da República, Dilma Rousseff.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, lembra que a CBAt está proporcionando aos atletas e treinadores a melhor preparação. "Temos o programa de preparação olímpica, que podemos tocar graças aos recursos repassados pelo Governo Federal, apoio do COB e de nossa patrocinadora máster, a CAIXA", disse Toninho Fernandes.

Nesta quinta-feira, uma solenidade no Rio de Janeiro marcará esta data, com a presença da presidenta Dilma, do presidente do COI, Thomas Bach, e do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.