Festival esportivo celebra um ano para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

05/09/2015 09:31

Estrelas do esporte disputam desafios de atletismo, futebol de cinco e vôlei sentado na Lagoa neste domingo e segunda, quando começa venda de ingressos para evento.

O Comitê Rio 2016 promove nos próximos dos dias, no Rio, o Festival Paralímpico, evento que marca a contagem regressiva de um ano para as Paralimpíadas de 2016. Nas próximas 48h, a cidade receberá uma série de ações envolvendo esporte, educação e cultura. As festividades serão no Parque dosPATINS

, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, com entrada franca. Oficinas de arte, exposição de fotos, cinema e apresentações de dança fazem parte da programação, que conta ainda com experimentações esportivas e desafios com a participação de atletas paralímpicos.

 

O festival dá a largada para a venda de ingressos dos Jogos Paralímpicos. Os brasileiros podem solicitar seus bilhetes a partir do dia 7, sendo que o mais barato custará R$ 10. Estão disponíveis 3.3 milhões de entradas para as competições de 23 esportes. São 2 milhões de ingressos custando até R$ 30.

Nesta segunda-feira, o Comitê Rio 2016 vai levarCRIANÇAS e adultos a vivenciarem e conhecerem os esportes paralímpicos. Atividades como atletismo, goalball, voleibol sentado, futebol de 5, bocha, tênis, basquetebol e esgrima em cadeira de rodas, além de tiro com arco paralímpico estão na agenda do evento, que começa às 9h e vai até às 17h, com intervalo para almoço. 

Uma pista de atletismo de 150m, montada no estacionamento do parque, servirá de cenário para uma prova de velocidade. Nomes como o irlandês Jason Smyth, o australiano Evan O'Hanlon, a cubana Omara Durand e a brasileira Terezinha Guilhermina vão acelerar nas raias e mostrar a técnica por trás de um dos esportes mais aclamados dos Jogos.

A quadra de vôlei foi reformada para receber o desafio de vôlei sentado feminino. Reeditando a final dos Jogos Parapan-Americanos, a seleção brasileira enfrentará a equipe dos Estados Unidos, às 10h. Em Toronto, as americanas levaram a melhor, venceram por 3 sets a 0 e conquistaram a medalha de ouro. 

A programação esportiva continua com as estrelas da seleção brasileira de futebol de cinco (para cegos) entrando em quadra para também repetir a final dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto e também do Mundial de 2014. Liderados por Jefinho, eleito o melhor jogador do mundo em 2010, o time encara os argentinos às 14h. No Canadá, a seleção brasileira ratificou a sua hegemonia conquistando pela terceira vez a medalha de ouro. A equipe brasileira é ainda bicampeã paralímpica e tetracampeã mundial. O basquete em cadeiras de rodas encerra a agenda às 15h.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL PARALÍMPICO

Dia 6 de Setembro - domingo

9h – Filmes em telão LED e oficinas de arte
11h -Desafio eliminatório: atleta mais rápido do mundo
14h – Oficina de arte
16h - Início da programação cultural com apresentações do grupo de dança inclusiva Companhia em Movimento, Batalha do Passinho, DJ João Brasil  

Dia 7 de Setembro – segunda-feira 

9h -  Filmes em telão LED, oficinas de arte e experimentação esportiva
10h - Desafio de Vôlei Sentado – BRA X EUA
11h – Cerimônia protocolar com a presença de autoridades e Atletas dos Jogos Parapan-Americanos
12h50 -  Desafio final: Atleta Mais Rápido do Mundo
14h - Desafio Futebol de Cinco – BRA X ARG
14h – Oficina de arte e experimentação esportiva
15h -  Desafio de Basquete em Cadeira de Rodas
16h - Início da Programação Cultural com apresentações do Grupo de Dança Inclusiva Companhia em Movimento, Batalha do Passinho, DJ João Brasil e da Escola de Samba Embaixadores da Alegria.