Fisioterapeuta explica como evitar lesões e dores antes do GP Teresina

25/04/2014 11:06

Competidores do GP Teresina Corrida de Rua iniciam contagem regressiva para tomar as ruas da cidade, mas especialista alerta para os cuidados precisos para percurso.

Todos os corredores estão em contagem regressiva para a sexta edição do GP Teresina Corrida de Rua. E os dias que antecedem a prova requerem um cuidado especial para evitar as chatas lesões. Para quem vai correr as distâncias de 5km ou 10km, o cuidado com a prevenção das dores começa com a preparação especial e pode terminar com o tênis. Para a fisioterapeuta Caruline Alvarenga, o momento é de observar todos os detalhes para que os competidores possam testar seus tempos.A profissional explica que faltando poucos dias para a corrida, não é recomendável para aqueles que não possuem uma preparação se desafiarem. O risco de adquirir uma lesão é grande.

- É preciso ter uma preparação mínima e isso vai de corredor para corredor, no entanto, iniciar uma preparação nesse momento para competir tem risco de lesões pelo grande gasto de energia, o esforço, feito durante o percurso – alertou a fisioterapeuta.

E os sinais do corpo podem vir com as doloridas câimbras e as formas mais graves com uma contratura muscular e lesões por estresse. O cuidado exige uma preparação continuada, com condicionamento das articulações e da musculatura e também o cuidado com o tênis. Para quem vai fazer uma prova de longa distância, após um chek-up médico, o ideal é que busque a ajuda de um profissional para traçar um treinamento preparatório. Os cuidados com o tênis devem atentar para o tamanho e adaptado a sua pisada. Além de ser um tênis leve e com amortecimento, o ideal é que tenha uma diferença mínima entre a parte da frente e de trás para se adaptar ao esporte – revela Caruline Alvarenga.

O GP Teresina Corrida de Rua, iniciativa da Rede Clube que busca incentivar a estimular a prática de esportes e hábitos saudáveis. A sexta edição tem cobertura da TV Clube e da TV Alvorada, que formam a Rede Clube, e do GloboEsporte.com/piaui. A prova acontece no dia 1º de maio. A largada da prova acontece a partir das 19 horas, no estacionamento da Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina.

Confira o regulamento completo do 6º GP Teresina Corrida de Rua aqui.

Clique aqui e faça sua inscrição para o 6º GP Teresina Corrida de Rua.