Futuro: pernambucana de 15 anos coleciona boas marcas no atletismo

06/08/2014 20:47

Ingrid Martins é da cidade de Ouricuri, no sertão do estado. A menina tem se destacado em competições de arremesso de peso e lançamento de disco.

Na cidade de Ouricuri, no sertão de Pernambuco, uma menina de 15 anos começa a despontar como uma das promessas do atletismo brasileiro. Ingrid Martins vem colecionado medalhas e bons resultado nas provas do arremesso de peso e lançamento de disco, nas categorias mirim e menor. As conquistas, colocaram a adolescente entre as  Em 2014, Ingrid vem surpreendendo. Nos dias 18 e 19 de julho, nós fomos para o Campeonato Pernambucano Mirim de Atletismo, que dá acesso ao Norte-Nordeste, que ela foi campeã no ano passado em São Luiz, e Ingrid foi campeã. Nas duas provas, ela conseguiu quebrar os recordes pernambucano e Norte-Nordeste de arremesso de peso e lançamento de disco, assim, estabelecendo liderança nos dois ranking nacional – conta um dos treinadores da atleta, Herton Diniz.
Quem descobriu o talento de Ingrid para o arremesso de peso foram os professores Geovan Peixoto e Emerson Pereira, que hoje treinam a menina. A dupla observou a garota jogando handebol na escola e, pela forma como ela passava a bola, eles perceberam o potencial para as provas de arremesso e lançamento.  melhores do país nas duas modalidades.Eles levaram Ingrid para o estádio municipal de Ouricuri, onde treinamos, e nós começamos a desenvolver o trabalho. Daí então, só bons resultados. Ela foi campeão pré-mirim, com 12 anos, nas três provas, lançamento de disco, lançamento de dardo e arremesso de peso, porque nessa categoria pode fazer três provas. Com 13 anos foi para o primeiro Brasileiro. Foi campeã municipal, pernambucana e oitava colocada no Brasileiro de 2013. Com 14 anos, em Natal, no ano passado, ela foi campeã novamente e foi vice-campeã no Brasileiro no arremesso de peso e medalha de bronze no lançamento de disco, conseguindo classificação para o Sul-americano – lembra o treinador.

Segundo Herton, ao 15 anos Ingrid tem marcas melhores do que a da campeã mundial juvenil no lançamento de disco, Izabela Rodrigues da Silva, quando tinha a mesma idade. Os bons resultados credencial a atleta a sonhar alto. O objetivo da menina é disputar os Jogos Olímpicos.

– Todo o atleta sonha em disputar uma olimpíada e eu estou me esforçando muito para chegar lá – planeja Ingrid.

Pelo convívio que tem com Ingrid e a experiência que adquiriu ao longo de 10 anos trabalhando com atletismo, o treinador acredita que a menina pode alcançar o seu objetivo.

- Se ela não tiver nenhum desvio, nenhuma lesão grave, ela será uma atleta olímpica, com chances de medalhas.