GP Teresina Corrida de Rua coloca atletas iniciantes e veteranos na pista

19/04/2014 12:33

A 11 dias para a sexta edição da prova, competidores aproveitam feriado da Semana Santa para treinar. Competição reúne profissionais e amadores no dia 1º de maio. 

Há seis anos, dias antes da primeira edição do GP Teresina Corrida de Rua, Joelma Costa topou o desafio de participar da competição. Até então, ela só realizava exercícios físicos em academias. Durante os 10km do percurso, Joelma se encantou e não largou mais o esporte. Começou a disputar competições nacionais, meias maratonas e a Corrida Internacional de São Silvestre, principal prova do calendário brasileiro de atletismo. Em 2014, Joelma Costa reforça os últimos preparativos para a sexta edição do GP Teresina. A exatos 11 dias para o torneio, o objetivo é reduzir o tempo do ano anterior.  - Em nome da saúde e do prazer, vale a pena participar da competição devido à relação social que criamos no esporte porque conquistamos vários amigos. Isso faz da corrida de rua uma verdadeira família – narra Joelma (veja vídeo ao lado).

O GP Teresina não traz apenas histórias de atletas profissionais. Há espaço também para iniciantes. É o caso de Júlia Nayara. Ela começou a treinar há quatro meses e está na expectativa: será a primeira corrida de rua na carreira. Enquanto Joelma Costa aumenta o ritmo de treinos, a jovem corredora tenta conter a ansiedade.

- Estou esperando dar o máximo. A intenção é completar a prova – comentou Júlia Nayara.

Inscrição, dicas, histórias? Confira página especial da sexta edição do GP Teresina

Seja atleta veterano ou estreante, a corrida de rua exige cuidados especiais. Para os profissionais, a educadora física Aline Ribeiro explica que nos dias que antecedem o GP Teresina é preciso conhecer os limites do corpo.

- O excesso, às vezes, prejudica e leva o atleta a ter pequenas lesões até mesmo pela ansiedade. Podemos liberar hormônios que inflamam o corpo e aí mora o perigo: você excede no treinamento, porque você quer dar o melhor, e chega no dia da prova lesionado – revela.      Para os iniciantes, Aline Ribeiro manda o recado: a atenção deve ser maior.

- É sedentário e quer correr? Pode. Mas é bom procurar os cuidados de um médico para fazer uma avaliação, um cardiologista é ideal. Caso esteja tudo certo fisiologicamente, procure um educador físico para que o profissional prepare para o seu perfil uma planilha de treinos para sempre tirar o seu melhor – completa.

O GP Teresina Corrida de Rua é uma iniciativa da Rede Clube, que busca incentivar a estimular a prática de esportes e hábitos saudáveis. A sexta edição tem cobertura da TV Clube e da TV Alvorada, que formam a Rede Clube, e do GloboEsporte.com/piaui. A prova acontece no dia 1º de maio.

Confira o regulamento completo do 6º GP Teresina Corrida de Rua aqui.

Clique aqui e faça sua inscrição para o 6º GP Teresina Corrida de Rua.