Grávida de 34 semanas, americana disputa prova de atletismo nos EUA

27/06/2014 21:26

Pentacampeã dos 800m, Alysia Montano faz questão de participar da prova. Apesar de chegar em último, atleta é aplaudida pelo público: "Só não queria levar volta".

A americana Alysia Montano protagonizou uma cena emocionante no Campeonato de Atletismo dos Estados Unidos (US Track and Field Championships) em Sacramento, Califórnia. Pentacampeã nacional dos 800m, ela disputou a prova mesmo grávida de mais de 8 meses - mais precisamente 34 semanas, sete antes da época programada para dar a luz ao primeiro filho. A atleta de 28 anos imprimiu um ritmo leve e completou a prova em 2m32s130, sendo a última colocada em sua bateria classificatória e ficando fora das fases seguintes. Mas isso era o que menos importava. Montano foi muito aplaudida pelo público presente ao Hornet Stadium.

- Tenho corrido durante toda minha gravidez e me sentindo muito, muito bem durante todo o processo. Segundo a atleta, a decisão de disputar a prova grávida só veio após ter garantia médica. Ela afirma que seus médicos não só deram o OK, como a encorajaram a participar.

- Isso tirou qualquer medo do que o mundo lá fora poderia pensar sobre uma mulher que corre durante a gravidez. O que descobri foi que, na maioria dos casos, exercitar-se durante a gravidez é realmente muito bom para a mãe e para o bebê. Eu fiz tudo que faria normalmente. Aconteceu de estar grávida – disse.E quem pensa que a maior preocupação da corredora era colocar em risco a gravidez está errado. Sem conseguir se livrar do espírito competitivo de todo atleta, Montano só não queria levar uma volta das adversárias.

- Eu só não queria levar volta. Não queria ser a primeira pessoa a levar uma volta nos 800m – brincou.