IAAF cria comissão de inspeção para a Rússia.

19/11/2015 06:33 A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) definiu a equipe de inspeção que acompanhará o programa de reformas do sistema antidoping da Rússia para possibilitar a readmissão do país nas competições internacionais.

O presidente da comissão, independente, será o norueguês Rune Andersen. Antes de ingressar na Agência Mundial (WADA), em 2002, Andersen serviu como chefe do Departamento de Ética, Medicina Esportiva, e Antidoping em Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Comitê Norueguês e da Confederação de Esportes (NIF).

Além do presidente, fazem parte da equipe o canadense Abby Hoffman, executivo do Ministério da Saúde de seu país, a italiana Anna Riccardi, do Comitê Olímpico de seu país e delegada técnica nos Jogos do Rio 2016, Frank Fredericks, da Namíbia, membro do COI e ex-presidente da Comissão de Atletas da entidade, e Geoff Gardner, da Associação de Atletismo da Oceania, e membro da Assembleia Legislativa da Ilha Norfolk.

"Vamos definir os critérios de verificação e ver as reais possibilidades de a Rússia voltar a participar das competições internacionais como membro da IAAF", comentou o presidente Sebastian Coe. A Rússia foi suspensa pela entidade depois do investigações sobre a dopagem no país.