Jamaicana, neozelandesa e tcheca concorrem a prêmio de atleta do ano

05/11/2013 21:46

IAAF coloca Shelly-Ann Fraser-Pryce, Valerie Adams e Zuzana Hejnova como
finalistas. Vencedora será revelada numa festa de gala no dia 16 de novembro

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira as três finalistas do prêmio de melhor atleta do ano de 2013 com as indicações da jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, a tcheca Zuzana Hejnova e a neozelandesa Valerie Adams. O vencedor do prêmio feminino, assim como do masculino, será revelado em uma festa de gala promovida pela IAAF, que será realizada no dia 16 de novembro em Monte Carlo, Mônaco.

A relação de três finalistas saiu de uma lista inicial de dez nomes e foi definida através da votação de membros da IAAF, diretores de competições internacionais, atletas, representantes dos competidores e jornalistas especializados. Foram escolhidos três destaques da última edição do Mundial de Atletismo, realizado neste ano, em Moscou, capital da Rússia.

Com um currículo impressionante, Shelly-Ann Fraser-Pryce é apontada como a grande favorita ao prêmio. Dona de cinco ouros e duas em pratas em Mundiais nas provas de 100m, 200m e revezamento 4x100m, a jamaicana é apontada por muitos como a versão feminina de Usain Bolt. A velocista de Kingston, assim como seu compatriota, conquistou o lugar mais alto do pódio nos 100m dos Jogos de Londres e Pequim, além da prata nos 200m e no revezamento 4x100m na capital britânica.

A tcheca Zuzana Hejnova, por sua vez, é especialista nos 400m com barreiras. A atleta se destacou na prova no Mundial de Moscou ao conquistar o ouro e na última edição das Olimpíadas, onde acrescentou um bronze para a sua coleção.

Valeria Adams é uma das mais temidas quando o assunto é o arremesso de peso. Com um retrospecto impecável, a neozelandesa foi campeã na modalidade em Pequim 2008, Londres 2012 e nas últimas quatro edições do Mundial: Moscou 2013, Daegu 2011, Berlim 2009 e Osaka 2007. Em 2005, ela havia ficado com o bronze. No Mundial Indoor de Valencia 2008 e Istambul 2012, Adams, mais uma vez, conquistou o topo. Ao lado de Bolt, Veronica Campbell-Brown, Yelena Isinbayeva e Kirani James, faz parte de um seleto grupo que venceu nas categorias juvenil, júnior e sênior de Mundiais