Jogos Escolares da Juventude começam em Belém

06/11/2013 14:37

Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na maratona na Olimpíada de Atenas-2004, e Agberto Guimarães, campeão pan-americano dos 800 e 1.500 m em Caracas-1983, serão dois dos 12 embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude, que reunirá, a partir desta quinta-feira 7, cerca de 4 mil alunos-atletas de 15 a 17 anos, em Belém (PA). 

Nada menos do que 1.251 escolas públicas e privadas de todas as regiões do País serão representadas em 13 modalidades esportivas.

O Atletismo terá 28 provas, sendo 14 masculinas e 14 femininas. Elas serão disputadas de sexta-feira 8 a domingo 10, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, sede do Grande Prêmio Brasil/Caixa, principal competição de Atletismo do continente, válido pelo circuito IAAF World Challenge, disputado em maio passado.

O programa de provas será aberto com os 100 m do octatlo masculino na sexta pela manhã e se encerrará com a disputa dos 800 m do heptatlo feminino no domingo à tarde.

Os embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude farão uma série de atividades em Belém. Eles participarão de eventos, como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação, atividades culturais, entre outras. O grupo também visitará instituições de ensino públicas e particulares.

As 13 modalidades esportivas são basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, além do atletismo, em 20 locais de competição espalhados pela capital paraense.