Maratona de Boston começa com minuto de silêncio por vítimas de atentado.

21/04/2014 23:42

Um ano após duas explosões na linha de chegada, corrida tem cerca de 36 mil participantes. Efetivo de segurança é reforçado e toma as ruas da cidade americana.

A largada da Maratona de Boston foi de fortes emoções para os corredores. Às 8h45, horário local, os participantes reunidos na linha inicial da corrida fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado do ano passado, que matou três pessoas e feriu 264. Foram duas explosões na linha de chegada. Segundo a imprensa americana, o clima é de tranquilidade e familiar nos primeiros momentos da corrida. A brasileira Adriana Aparecida da Silva participa da prova de elite feminina.Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, o efetivo policial da cidade já tomava conta do trajeto da Maratona. Nesta edição da corrida, o número de oficiais dobrou para 3.500 e o esquema de proteção conta com uma série de proibições. A expectativa é de que um milhão de pessoas acompanhem a prova nas ruas. Está é a 118ª edição da disputa, que tradicionalmente acontece no feriado do Dia do Patriota.

A cidade também está repleta de homenagens, sobretudo lembrando as vítimas que morreram em 2013: Krystle Marie Campbell, 29 anos, a estudante chinesa Lu Lingzi, 23, e o pequeno Martin Richard, de apenas oito anos. Assim como na época do atentado, o lema ''Boston Forte'' continua sendo usado. Os responsáveis pelo atentado do ano passado foram os irmãos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, americanos de origem chechena. Na ocasião, eles colocaram panelas de pressão com bombas dentro de mochilas próximas à linha de chegada. Dessa forma, qualquer pessoa que estiver com bolsas ou mochilas está sujeita a ser revistada em 2014. Os policiais usam detectores de metais e cães rastreadores.