Morando na Rússia, atleta de Petrolina começa a competir na categoria adulta

27/06/2014 21:28

Hiago Garcia se prepara para manter o bom desempenho na categoria olímpica de marcha atlética. Sua estreia na nova categoria deve acontecer em Setembro.  

Há cinco meses morando na cidade de Penza na Rússia, Hiago Garcia, atleta petrolinense de marcha atlética, já superou a fase de adaptação ao novo país, cultura e língua. Agora, o jovem já tem outro desafio, ingressar na categoria adulta do esporte e manter seu bom desempenho. A mudança acontece oficialmente no próximo ano, mas Hiago e seus treinadores, Aleksey Voyevodin e Yulia Seergevna, já pensam em adiantar o processo para garantir o sucesso na nova categoria.

- Nos dias 6 e 7 de setembro irei participar do Campeonato Russo de outono que será realizado em Cheboksary, mas com um diferencial. Como ano que vem eu já serei da categoria olímpica, eu e meus treinadores decidimos que nessa competição, não irei entrar na categoria sub20 nos 10km e sim na categoria adulta nos 20km, com o objetivo de entrar no ritmo e melhorar minha marca pessoal – explica o atleta.

As chances de se adaptar à nova fase são boas, afinal Hiago tem aproveitado o treinamento no Centro Olímpico da Rússia e disputado importantes competições. No início deste mês, ele foi até Cheboksary, na região central do país para participar do Campeonato Russo de Verão, quando conquistou a 11ª colocação na categoria sub 20, com o tempo de 45 minutos e 55 segundos nos 10 km, seu melhor desempenho. Três dias depois ele foi até Saransk, no oeste do país para disputar o Campeonato da República de Mordovia, onde garantiu a prata na categoria sub 20 dos 3.000 metros, com o tempo de 12 minutos e 58 segundos, outro recorde pessoal.De longe, a torcida aqui em Petrolina - PE é para que Hiago continue quebrando recordes e tendo o sucesso como resultado da disciplina e do esforço, e quem sabe, participar das próximas Olimpíadas que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016.