Na véspera de embarcar para Europa, Murer abre a temporada em casa

30/01/2016 12:40

Atual vice-campeã mundial do salto com vara é a principal estrela do torneio indoor da FPA no ABC Paulista: "Vai ser uma grande motivação. Eu salto pouco no Brasil", diz.

As malas de Fabiana Murer estão quase prontas para a temporada indoor na Europa antes do Mundial em pista coberta de Portland, nos Estados Unidos, entre 17 e 20 de março. Só que um dia antes de embarcar para a cidade sueca de Malmo, a atual vice-campeã mundial do salto com vara estreará em casa no ano das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Neste sábado, às 9h (de Brasília), ela será o principal nome do torneio indoor da Federação Paulista de Atletismo (FPA), que será realizado justamente no clube de São Caetano do Sul, onde a saltadora treina.

- Decidi saltar porque achei legal fazer uma competição no Brasil antes de ir para a Europa. Era a última oportunidade de saltar no CT em uma competição oficial. Vai ser uma grande motivação. Eu salto pouco no Brasil e o pessoal (familiares) só consegue ver o Troféu Brasil - disse Fabiana.

Campeã mundial outdoor em 2011, a saltadora tem como maior objetivo no ano chegar ao pódio nos Jogos do Rio, mas também vai buscar o bi do Mundial em pista coberta - ela venceu a competição em 2010. Murer conta que teve um bom início de preparação para o ano olímpico, mas que o momento ainda não é de voar a 4,85m (seu recorde sul-americano) ou 4,83m (seu recorde sul-americano indoor).

Treinei muito bem e tive um período de preparação muito tranquilo. Vai ser uma prova mais de adaptação do salto. Lógico, quero saltar alto, mas não estou com expectativa de marca. Vou saltar altura por altura e ver aonde chego - disse a vice-campeã mundial.

O torneio indoor da FPA terá também a prova masculina do salto com vara, com a presença de Augusto Dutra, que, assim como Murer, já tem índice olímpico. No sábado ainda serão disputados em São Caetano do Sul o salto em altura, os 60m rasos e os 60m com obstáculos. No domingo, a competição será disputada na pista aberta de São Bernardo do Campo, com as provas de 400m, 800m, 1.500m, 3.000m, salto em distância, salto triplo, arremesso de peso e 10km de marcha atlética. A competição vale para a obtenção de índices tanto para o Mundial indoor como para as Olimpíadas.