Número 1 do mundo em 2014, Murer inicia temporada indoor na França

26/01/2015 06:12

Fabiana mira repetir em 2015 os bons resultados do ano passado e dá pontapé inicial no Meeting de Rouen, neste sábado.

 

O ano de 2015 começa neste sábado para o atletismo brasileiro, e justamente com a atleta eleita pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) como a melhor da modalidade em 2014: Fabiana Murer. Líder do ranking mundial do salto com vara no ano passado, ela mira repetir os bons resultados já na temporada indoor nos dois primeiros meses do ano. O primeiro desafio é o Meeting Perche Elite Tour, em Rouen, na França, onde terá a companhia do saltador Augusto Dutra, finalista do Mundial de Moscou, em 2013.

- Em 2014, ganhei o título da Diamond League em competições bem importantes. Saltei 4,80m, o que eu não fazia desde 2011 (quando foi campeã mundial). Foi um ano muito bom, e quero repetir isso em 2015. Tenho sempre de focar na minha melhor marca (4,82m em pista coberta). Serão cinco competições, preciso ir acertando a corrida e a escolha das varas que vou usar, ganhando ritmo - disse Fabiana.

A saltadora está treinando para a temporada indoor desde novembro e viajou na última semana para a cidade sueca de Malmo, que será sua base para as competições na Europa. Além do meeting de Rouen, ela disputa mais duas competições na França, uma na Suécia e uma quinta na Inglaterra, para fechar a temporada indoor no dia 21 de fevereiro.

- Consegui passar tranquilamente, sem lesões, pela fase de treinos pesados e trabalhei muito, além do físico, no aperfeiçoamento técnico de alguns detalhes, como a velocidade da corrida, por exemplo. Estou me sentindo forte fisicamente, Optei por fazer a temporada indoor justamente para pegar ritmo de competição e dar uma quebra no treinamento antes da temporada ao ar livre, que será bem longa. Depois, volto a treinar e a me preparar para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e o Mundial de Pequim - disse Murer.Por ser campeã da Diamond League, Fabiana já tem vaga garantida no Mundial de Pequim e só precisa ficar no top 30 do ranking mundial para confirmar a classificação - essa é uma exigência da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). A saltadora só começará a temporada outdoor no Troféu Brasil, entre 14 e 17 de maio, em São Paulo.

Augusto Dutra, por sua vez, enfrentará logo em sua primeira competição no ano o recordista mundial e campeão olímpico, o francês Renaud Lavillenie. Além de Rouen, ele ainda disputará mais três competições na Europa e terá a companhia de Fábio Gomes da Silva em duas delas.

- Encaro mais como uma preparação para as provas que virão em seguida, ao ar livre. Mas no ano passado eu não saltei bem e agora quero ter uma sequência boa de saltos em competições. Eu trabalhei para acertar a velocidade da corrida, fiz uma boa preparação na base, sem lesões, e quero saltar bem - disse o finalista do Mundial de Moscou.

Sob a coordenação do técnico Elson Miranda, Fabiana Murer, Augusto Dutra e Fábio Gomes participam de um camping de salto com vara na Suécia até o dia 26 de fevereiro. Os treinos começaram no último dia 18, em Malmo.