Oito atletas representam o Brasil na Copa do Mundo de Marcha

02/05/2014 11:14

Com oito atletas - seis homens e duas mulheres -, a seleção brasileira disputa a 23ª edição da Copa do Mundo de Marcha, na cidade de Taicang, na China. A competição, que reúne os maiores nomes da especialidade, será aberta às 21 horas desta sexta-feira 2 (horário de Brasília), com a disputa dos 50 km.

A prova será realizada num circuito de 2 km e Jonathan Riekmann, Cláudio Richardson dos Santos e Luiz Felipe dos Santos vão enfrentar o desafia de dar as 25 voltas do percurso.

As pernambucanas Erica Rocha de Sena e Cisiane Dutra Lopes competem no sábado, às 18:30 locais (05:30 de Brasília), nos 20 km. Erica, que completa 29 anos justamente neste dia 3, quer, como presente, melhorar pela terceira vez o recorde sul-americano da prova em 2014. Ela obteve a marca de 1:31:22, em Rio Maior, em Portugal, e 1:30:43, em Podebrady, na República Tcheca, as duas competições realizadas em abril.

Já os 20 km masculinos serão disputados a partir das 23:10 deste sábado, 10:10 de domingo na China. Caio Bonfim (medalha de ouro na etapa de Rio Maior do Circuito Mundial de Marcha da IAAF, em abril), Moacir Zimmermann e José Alessandro Bernardo Bagio serão os representantes brasileiros.

A delegação tem o apoio de dois técnicos em Taicang, cidade que fica a 60 quilômetros de Xangai: João Cesar Sendeski e João Evangelista de Sena.

Os russos e os chineses são considerados os favoritos para brigar por bons resultados no evento. Nomes como Aleksandr Ivanov, campeão mundial em Moscou, e Chen Ding, campeão olímpico e recordista em Londres, surgem como candidados nos 20 km. No feminino, Anisya Kirdyapkina, prata em Moscou, lidera o time russo, que tem ainda Vera Sokolova e Marina Pandakova.