Presidente da CBAt fala na comissão de Esportes da Câmara dos Deputados

04/06/2014 18:41

O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, esteve nesta terça-feira 3 em Brasília, onde participou de audiência pública da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados. Por proposta do deputado Valadares Filho, a reunião tratou das ações que estão sendo feitas em preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Como representante do esporte olímpico número 1 no País, o presidente da Confederação apresentou o planejamento com vistas aos Jogos do Rio e ainda para os próximos ciclos olímpicos. O dirigente apresentou aos deputados as condições de preparação que estão sendo concedidas aos atletas. Explicou aos deputados também que não se trata apenas de construir pistas, mas dotar as instalações de equipamentos e materiais adequados, além de formar equipes multidisciplinares de apoio aos atletas.

"Temos cerca de 300 atletas em condições de alcançar o nível olímpico", disse José Antonio Martins Fernandes. "Estes atletas estão em lugares diferentes, com seu treinador. Temos que realizar uma engenharia complexa. Mas o Ministério do Esporte tem implantado estruturas importantes, sobretudo em universidades federais", explicou.

Também presente, o secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, comentou que, além de preparar o País para os Jogos, é preciso pensar no legado. "A Rede Nacional de Treinamento será um legado", disse.

O presidente da Autoridade Pública Olímpica, general Fernando Azevedo e Silva falou do "papel integrador da APO", que reúne órgãos dos três níveis de governo que atuam na preparação dos Jogos.

Marcus Vinícius Freire, superintendente do COB, acompanhando do gerente de performance do Comitê, Jorge Bichara, lembrou que a delegação do Brasil terá entre 450 e 520 atletas no Rio 2016.

"A audiência foi muito importante. Além do grande legado que temos que deixar para o Rio e o País, é uma grande oportunidade para nos transformarmos em uma potência olímpica", afirmou o deputado Valadares Filho.

O 1º vice-presidente da Comissão, deputado Afonso Hamm, considerou a reunião proveitosa. "Muitas vezes, em função do dia a dia, não tomamos o conhecimento necessário do que vem sendo feito para alavancarmos e potencializarmos essas boas ações", disse.

Estiveram presentes ainda as deputadas Flávia Morais e Cida Borghetti, também integrantes da comissão.