Projeto busca elaborar o DNA do Atletismo brasileiro

08/05/2015 10:09

Um projeto ousado, com a assinatura da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. A meta é definir o DNA DO Atletismo brasileiro, por meio da análise do código genético de 500 atletas de alto rendimento, nas diversas categorias de idade.

O lançamento oficial do projeto está marcado para o próximo dia 13, às 16 horas, no Hotel Palm Leaf Grand Premium, em São Bernardo do Campo, na véspera da abertura do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que será disputado na Arena CAIXA, na mesma cidade do ABC paulista.

"O trabalho consiste na observação do resultado de testes físicos específicos e de exames laboratoriais de cada atleta", explica Antonio Carlos Gomes, superintendente de Alto Rendimento da CBAt, um dos responsáveis pelo projeto.

Doutor em Ciência do Treinamento Esportiva pela Universidade Nacional de Moscou, Antonio Carlos responde pela preparação dos atletas das Seleções Brasileiras para os eventos internacionais, com foco nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Pelo InCor, o responsável é Rodrigo Gonçalves Dias, doutor em Ciência do Exercício pela Universidade de São Paulo, e integrante da área de genética do Instituto. Rodrigo lembra que já foram testados 60 atletas, mas que "se terá uma amostragem efetiva após a leitura do código genético de pelo menos 500 nomes".

"Toda a imprensa esportiva está convidada para o lançamento do projeto, quando poderão conversar com os responsáveis, o Antonio Carlos e o Rodrigo", explica o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.

SERVIÇO
Evento: Lançamento do Projeto DNA do Atletismo Brasileiro
Entidades responsáveis: CBAt e InCor
Data: 13/05/2015
Hora: 16 horas
Local: Hotel Palm Leaf Grand Premium - Sala Orquídea
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 1501, Chácara Inglesa, São Bernardo do Campo (SP)