Sede do Mundial, Sopot atrai turistas com praias e belezas arquitetônicas

06/03/2014 14:10

Localizada no norte da Polônia e espremida entre os municípios de Gdansk e Gdynia, cidade tem 40 mil habitantes e recebe grande fluxo de visitantes no verão, em julho.

Sede do Mundial de atletismo em pista coberta deste ano, Sopot está localizada no norte da Polônia, à beira do Mar Báltico. Por ser uma região litorânea, dotada de praias com longas faixas de areia, a cidade atrai muitos turistas, principalmente no verão, quando o percentual de lotação dos hotéis costuma beirar os 100%. Apesar de ser badalada, Sopot tem apenas 40 mil habitantes, um trânsito calmo e praticamente nenhum lixo nas ruas.

- No verão, especialmente em julho, o nosso movimento costuma ser cinco vezes maior. Apesar de estarmos no inverno, também temos recebido um bom número de visitantes esse ano, principalmente poloneses e europeus dos países vizinhos. Sopot é um local calmo, acolhedor, onde as pessoas buscam relaxar nas férias e nos momentos de folga - disse Janel Lokrotiwoska, proprietária de um restaurante no centro da cidade.Capital da região da Pomerânea, Sopot fica espremida entre os municípios de Gdansk e Gdynia. As três cidades formam um conglomerado conhecido como Trójmiasto. Em uma das praias de Sopot está um dos maiores atrativos da cidade: um molhe (pontão de madeira), que avança 515m no Mar Báltico. O local conta com restaurante e observatório, de onde é possível ver toda a Baía de Gdansk.

No verão, a temperatura média da região não costuma ultrapassar os 35º. Já, no inverno, os termômetros geralmente oscilam entre 1 e 5º, frio considerado pouco rigoroso para o padrão europeu. Neve é muito rara no local.Outro atrativo de Sopot é a sua arquitetura. Num rápido passeio pela cidade, é possível observar constuções de estilo clássico contrastando com estruturas de estilo modernista, como o shopping Krzywy Domek, a "Casa retorcida". Por ser em um país predominantemente católico, Sopot conta com muitas igrejas, com destaque para Urzad Miasta Straz Miejska, onde há uma imagem de João Paulo II - papa nascido na Polônia - em uma das paredes externas.

Na gastronomia, o visitante encontra as mais variadas opções de bares e restaurantes. Há lojas da rede McDonald's, Subway e KFC espalhadas pela cidade, bem como bistrôs com cardápios mais simples, como massas, carnes e peixes. Para os programas noturnos, destacam-se os pubs e bares que ficam abertos até o fim da madrugada.

- Viemos para cá para aproveitar essa atmosfera relaxante da cidade. Sopot é um bom lugar para passar as férias, passear e, principalmente, se livrar do estresse das grandes metrópoles - afirmou o russo Aleksandr Hostovev, que foi passar alguns dias em Sopot acompanhado da esposa Michaele.O Mundial em pista coberta começa nesta sexta-feira e vai até domingo, com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em tempo real pelo GloboEsporte.com. O Brasil está representado por sete atletas: Fabiana Murer, Mauro Vinicius "Duda" da Silva, Anderson Henriques, Augusto Dutra, Thiago Braz, Franciela Krazucki e Keila Costa.