Sem estrelas, GP São Paulo de atletismo terá as promessas para 2016

04/05/2014 13:03

Com as ausências de Maurren Maggi, Mauro Vinicius "Duda", Fabiana Murer e Ana Cláudia Lemos, competição conta com apostas da modalidade para as Olimpíadas.

Quem for ao estádio Ícaro de Castro Melo acompanhar de perto as provas do Grande Prêmio São Paulo de atletismo, a ser realizado neste domingo a partir das 8h30 (de Brasília), não vai ver as estrelas do atletismo nacional. A campeã olímpica Maurren Maggi, os campeões mundiais Mauro Vinicius "Duda" e Fabiana Murer e a velocista Ana Cláudia Lemos não estarão na competição, mas seus "rivais" internos e promessas que lutam para estar nas Olimpíadas de 2016 poderão ser apresentados ao público que não acompanha a modalidade tão a fundo. O evento terá transmissão dentro do Esporte Espetacular, a partir das 9h30.

No salto em distância, Duda é o atual bicampeão mundial indoor e optou por não participar da competição no Ibirapuera. Desta forma, Higor Alves aparece como principal esperança do Brasil para ganhar medalha de ouro na prova que contará com o campeão olímpico de 2008, o panamenho Irving Salandino. Líder do ranking mundial júnior de 2013, Higor está confiante para a prova:

- Estou treinando muito bem e quero fazer minha melhor marca (8,02m). Quando o Irving está na prova, a coisa é diferente, é importante ele estar com a gente. Quero ir muito bem esse ano, começar a saltar sempre na casa dos oito metros. Sonho em chegar muito bem nas Olimpíadas de 2016 - disse o atleta que treina em Barueri, na região Metropolitana de São Paulo.

Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Maurren Maggi anunciou recentemente que só deve voltar às competições no segundo semestre. O favoritismo na prova em São Paulo passa a ser de Jessica Carolina, 21 anos, que já ganhou medalha de bronze com o revezamento 4x100m no Campeonato Mundial Júnior de 2012, mas está focada desde então na prova do salto em distância, praticamente abandonando as provas de velocidade.

Fabiana Murer está fora da competição pois o salto com vara feminino não está no programa de provas do meeting. Mas os fãs da modalidade terão a oportunidade de ver a prova mais forte do país atualmente no atletismo, o salto com vara masculino. O quarteto brasileiro formado por Thiago Braz, Fábio Gomes, Augusto Dutra e João Gabriel vive uma grande fase e todos chegam com chances de medalha de ouro no Grande Prêmio:

- A gente tem uma amizade muito forte, os quatro. Mas cada competição é uma "guerrinha" mesmo, é muito legal - contou Thiago Braz, quarto colocado no Campeonato Mundial Indoor no mês de março.

O salto com vara masculino vem conseguindo grandes resultados nos últimos anos. Augusto Dutra foi finalista no Campeonato Mundial do ano passado, Fábio Gomes tem uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos no currículo e João Gabriel vem melhorando bastante seus saltos e já encostou nas marcas dos colegas.Entre os velocistas, a ausência da mulher mais rápida da América do Sul, Ana Cláudia Lemos, não será tão sentida pois sua grande rival no país, Franciela Krasucki correrá em São Paulo a prova dos 200m rasos. Casada com o meio fundista Kleberson Davide, a atleta correrá a competição pensando no Mundial:

- Quero correr abaixo dos 23s nos 200m rasos e ficar perto da minha melhor marca. Estou treinando forte para o Campeonato Mundial de Revezamento, que será nas Bahamas no fim do mês. Nossa equipe está forte e brigará pela medalha - disse a atleta.

As provas serão realizadas neste domingo, a partir das 8h30 (de Brasília). Serão mais de 200 atletas brigando por 20 medalhas de ouro na competição que deve ir até às 13hs.