Solonei disputa a Maratona de Lake Biwa, no Japão

28/02/2014 17:43

O paulista Solonei Rocha da Silva (Orcampi/Unimed-SP), campeão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e sexto colocado no Campeonato Mundial de Moscou, em 2013, disputará na madrugada deste domingo 02 a Maratona Internacional de Lake Biwa, no Japão. Ele está desde o dia 26 na cidade de Otsu, acompanhado pelo técnico Ricardo D'Angelo.

O grande objetivo do atleta é melhorar o recorde pessoal nos 42,195 km, que é de 2:11.32, obtido na cidade italiana de Pádova, em 2011. "Estou ansioso para correr no Japão e tenho certeza de que será uma das provas mais emocionantes de minha carreira", disse o maratonista, que fez preparação especial na altitude da cidade colombiana de Paipa pelo Programa Nacional Caixa de Campings de Treinamento-2014, da CBAt.

Para Ricardo D'Angelo, as condições climáticas serão fundamentais para os objetivos serem alcançados. "Ele treinou muito bem, está motivado e se as condições climáticas no dia, bem como o ritmo da prova, forem favoráveis, acreditamos que ele deverá superar o recorde pessoal", comentou o ex-treinador de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha bronze na maratona olímpica de Atenas.

A prova na cidade Otsu, próxima a Osaka, terá a participação de atletas fortes. Estão confirmados os quenianos Vicente Kipruto (2:05:13), campeão de 2013, e James Mwangi (2:08:38), por exemplo, assim como o etíope Bazu Worku (2:05:25).

Desde o dia 1º de janeiro, os tempos já são válidos como índice para o Campeonato Mundial da China, que será disputado em agosto de 2015.

Enquanto Solonei corre, outros atletas se preparam para as próximas provas. Paulo Roberto de Almeida Paula, sétimo colocado no Mundial de Moscou, treina na China para a Maratona de Londres, no dia 13 de abril, também pelo Programa Nacional Caixa/CBAt. A mesma prova terá a participação de Marilson Gomes dos Santos (BM&FBovespa-SP), quinto colocado na Olimpíada de Londres, em 2012.

Já Luiz Fernando de Almeida Paula está em Portugal. Ele está inscrito na Maratona de Pádova, marcada para o dia 27 de abril, na Itália. No dia 21 de abril, Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros-SP), ouro no PAN de Guadalajara, participa da Maratona de Boston, nos Estados Unidos. "Sofri uma lesão no ano passado e não pude correr em Nova York. Agora estou treinando para ir bem em Boston", afirmou.