Solonei, Gilberto e Edmilson na abertura do Mundial em Pequim

17/08/2015 18:11 Mais delegações chegam diariamente a Pequim, para a disputa do Mundial de Atletismo 2015. O Campeonato começa no próximo sábado (dia 22) e é crescente o número de atletas nos hotéis oficiais e também nos centros de treinamento. Os brasileiros, em sua maioria, treinam no Chao yang Sports Center, próximo doKUN TAI HOTEL, onde a Seleção está hospedada. Os maratonistas e marchadores correm e caminham pelos parques da região.

A maratona masculina, por sinal, abrirá o Mundial, com largada às 07:35 de sábado, hora de Pequim (20:35 de sexta-feira, em Brasília). Três corredores representarão o Brasil: Solonei Rocha da Silva, Gilberto Silvestre Lopes e Edmilson Santana.

Solonei é o mais experiente da prova. Campeão pan-americano em Guadalajara 2011, conseguiu o sexto lugar no Mundial de Moscou 2013. "Estou treinando bem, seguindo o plano", disse o corredor, de 33 anos, antigo gari, que encontrou no esporte um meio de ascensão social. Solonei também é o que tem a melhor marca entre os brasileiros: 2:11:32 (este ano, seu melhor tempo para os 42,195 km é 2:13:15, obtido em Milão).

Gilberto, de 26 anos, treina diariamente, sem forçar, como fazem todos os atletas, às vésperas das grandes competições. Sempre alegre, embora discreto, diz que tem corrido perto doHOTEL: "Vários atletas, principalmente corredores e o pessoal da marcha preferem os parques", diz o atleta, que tem como recorde pessoal 2:16:39, marca feita este ano, também em Milão.

Já Edmilson, de 28 anos, afirma que também prefere correr na rua. "Mas àsVEZES também vamos à pista, eu vou amanhã (dia 18)", explicou o corredor, que conseguiu seu melhor tempo em 2014, com 2:17:14, no Rio de Janeiro.

Nesta segunda-feira (dia 17) chegaram mais dois atletas: Wagner Domingos, do lançamento do martelo, e Kelly Medeiros, do arremesso do peso. "Estou muito animado para este meu primeiro Mundial, aqui na China", disse Montanha (apelido de Wagner), pouco antes de fazer seu credenciamento noKUN TAI HOTEL. Agora faltam apenas mais dois atletas para completar a delegação: Jonathan Paraiso Mendes (110 m com barreiras) e Érica Rocha de Sena (20 km marcha).

Na noite desta segunda-feira, a chefia da delegação do Brasil e os treinadores fizeram reunião para acertar os detalhes da participação do Brasil no Mundial. O Congresso Técnico será na quinta-feira (dia 20), quando sairá a lista final dos inscritos.