Thiago André obtém índice para o Rio 2016, na Holanda

24/05/2015 17:29

Thiago do Rosário André (BM&FBovespa-SP) terminou em quinto lugar nos 1.500 m do Meeting Internacional de Hengelo, na Holanda, neste domingo (dia 24). O brasileiro completou a prova em 3:35.90 e, com isso, alcançou os índices para o Mundial de Pequim e para os Jogos Olímpicos Rio 2016, além do PAN de Toronto.

Quarto colocado nos 800 e nos 1.500 m no Campeonato Mundial de Juvenis de Eugene, no ano passado, nos Estados Unidos, o atleta melhorou o recorde pessoal, que era de 3:38.37, desde 2014. A prova holandesa foi dominada pelos africanos. O queniano Robert Kiptoo foi o vencedor, com 3:33.64, seguido de Ronald Musagala, de Uganda, com 3:35.02, e de Anthony Kiptoo, do Quênia, com 3:35.33.

Na semana passada, em São Bernardo do Campo (SP), Thiago André ganhou os 800 e os 1.500 m do Troféu Brasil Caixa de Atletismo e foi eleito o destaque masculino individual da competição.

No salto com vara, Fabiana Murer (BM&FBovespa-SP) conquistou a medalha de bronze, com 4,55 m, mesma marca da alemã Silke Spiegelburg, medalha de prata, e da suíça Nicola Buchler, com quem dividiu o terceiro lugar. O ouro ficou com a grega Nikolia Kiriakopoulo, com 4,60 m.

Já no salto em distância, Mauro Vinícius "Duda" da Silva (BM&FBovespa-SP) ficou em sétimo lugar, com 7,78 m (0.3). O pódio foi formado pelo alemão Markus Rehm, com 8.07 m (1.0), pelo polonês Tomasz Jaszczuk, com 8,05 m (1.2), e pelo norte-americano Ashton Eaton (USA), com 8,03 m (-0.7).

No lançamento do disco, a brasileira Izabela Rodrigues da Silva (BM&FBovespa), campeã mundial de juvenis no ano passado, também terminou em sétimo lugar, com 57,47 m. A cubana Denia Caballero venceu a prova, com 67,87 m.

No salto em distância, a alemã Sosthene Moguenara conquistou o ouro, com 6,77 m (1.2). A brasileira Eliane Martins (Orcampi/Unimed-SP) terminou igualmente em sétimo lugar, com 6,19 m (1.3).

Dakar - No IAAF World Challenge de Dakar, no Senegal, Laila Ferrer Domingos (Pinheiros) conseguiu o melhor resultado no lançamento do dardo, com 59,15 m, o que lhe garantiu a medalha de prata da competição. O ouro foi para a lituana Lina Muze, com 60,48 m. Asdis Hajlmsdottir, da Islândia, ficou com o bronze, com 57,54 m, seguida da brasileira Jucilene Lima (BM&FBovespa), com 57,49 m.

No arremesso do peso, Ronald Julião (BM&FBovespa) terminou em oitavo lugar, com 16,88 m, O ouro foi para o croata Marin Premaru, com 20,29 m. Ele foi melhor no lançamento do disco: ficou em quinto lugar com 61,19 m - o ganhador foi o cubano Lois Martinez, com 62,54 m.

Campings - Muitos dos atletas que competiram neste domingo participam de Campings Internacionais de Treinamento, organizados pela Superintendência de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Fabiana Murer, por exemplo, tem base em Malmo, na Suécia, e a companhia do treinador Elson Miranda e do massagista João Carlos Martins, com recursos do Plano Brasil Medalhas.

Já Mauro Vinícius "Duda" da Silva está treinamento em Lisboa, Portugal, ao lado de Higor Silva Alves, também com recursos do Plano Brasil Medalhas. Eles têm o apoio dos técnicos Aristides Junqueira e Rogério do Carmo, além do fisioterapeuta Ricardo Alexandre Junqueira,

Pelo Programa CAIXA de Campings de Treinamento Nacionais e Internacionais, Jéssica Carolina dos Reis e Paulo Sérgio Oliveira também estão em Lisboa, com a treinadora Luciana Alves dos Santos.

O decatleta Felipe Vinícius dos Santos, vice-campeão do Troféu Brasil Caixa, por sua vez, está em Formia, na Itália, no Camping Internacional de Provas Combinadas pelo Programa CAIXA.