Vanderlei Cordeiro de Lima diz que está em RO para incentivar atletismo

17/07/2015 19:53

Bronze na Olimpíada de 2004, Vanderlei está em Porto Velho como embaixador da Corrida do Fogo, que acontece no dia 18 de julho e reúne atletas de todo o estado.

Vanderlei Cordeiro de Lima não é mais uma maratonista, mas nem por isso largou as pistas de corrida. Nesta semana, o atleta chegou em Porto Velho e será o embaixador da 15ª edição da Corrida do Fogo, promovida pelo Corpo de Bombeiros da capital rondoniense. Ele que é medalhista olímpico - bronze em Atenas 2004 - agora é um incentivador da modalidade pelo país.

- Para mim é uma honra muito grande estar em Porto Velho para essa competição. A Corrida do Fogo é a maior do estado e eu venho como embaixador para que ela possa crescer cada vez mais. Eu também aproveito para fazer uma visita à minha irmã. O carinho que eu recebi aqui é inesquecível. Esta viagem é algo que ficar marcado - destaca Vanderlei Cordeiro de Lima.

Marcado na história dos Jogos Olímpicos, não só por ter sido o primeiro brasileiro a chegar no pódio das Olimpíadas em uma maratona, quando conquistou o bronze em 2004, mas por ter sido empurrado para fora da pista por um ex-padre irlandês a menos de seis quilômetros da final, conta que o ocorrido ficou no passado.

Aquilo aconteceu de uma forma inesperada. O mais importante foi ter conseguido sair de uma forma que acabou surpreendendo as pessoas. Acredito que encarar essas dificuldades com uma boa atitude é a melhor forma e a mais gratificante de se sair de um episódio que poderia ter sido negativo. Para falar a verdade, aquele foi apenas um obstáculo de muito que eu já vivi.

Atualmente, Vanderlei se dedica à projetos sociais de formação de atletas em São Paulo e no Paraná. Em Porto Velho, além de ajudar na divulgação da Corrida do Fogo, organizada pelo Corpo de Bombeiros, quer passar um pouco dos seus conhecimentos para os jovens e os incentivar à pratica esportiva.

A 15ª Corrida do Fogo acontece no sábado, 18 de julho, em Porto Velho. A corrida do fogo tem, além da categoria federado, cadeirantes, geral por faixa etária e militares feminino e masculino. As inscrições podem ser feitas no site do Corpo de Bombeiros e no espaço alternativo até esta sexta-feira das 17às 21h. Para confirmar a inscrição, o atleta deve doar dois quilos de feijão ou arroz. O mesmo vale para a participação na caminhada.