Velocista inova e treina para prova de heptatlo na Copa Brasil de Atletismo.

04/04/2014 11:29

Fernanda Araújo é especialista nos 100 e 200 metros. Dessa vez, a atleta tenta novo desafio na carreira visando as provas do Troféu Brasil que acontecem em outubro.

Junte sete provas entre corridas, saltos, arremessos e lançamentos e teremos o heptatlo. Esse é o novo desafio da velocista piauiense Fernanda Araújo. Tricampeã brasileira universitária nos 100 e 200 metros, a atleta busca um novo desafio nas provas combinadas da Copa Brasil de atletismo que acontece entre os dias 25 e 27 de abril, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Treinando desde o começo do ano, Fernanda já tem experiência com quase todas as modalidades que formam o heptatlo, mas confessa que a preparação deve ser muita intensa já que é necessário manter a regularidade em todas as etapas da prova.

- O atleta ser muito bom em apenas uma modalidade não é vantagem. O importante é somar o máximo de pontos possíveis no conjunto da prova. O fato de ser regular é que vaio determinar seu resultado final – explica a atleta.

O heptatlo é uma prova olímpica que combina as provas: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros.Para Fernanda, todo atleta, independente da especialidade, precisa ter uma base sobre todas as outras modalidades. Ela destaca domínio sobre a maioria, mas enfrentará dificuldades no arremesso de peso e salto em altura.

- Tenho uma boa base dentro do esporte, e isso vai me ajudar muito. Acho que vou ter mais problemas no arremesso e no salto em altura. Até hoje só consegui saltar 1,49m. Estou muito confiante no meu treinamento e sei que tenho condições de realizar uma grande prova – diz Fernanda.

No momento, ela segue com a rotina de treinos físicos na academia fazendo trabalho de fortalecimento muscular. As atividades práticas estão sendo realizadas durante a tarde, duas vezes por semana na pista de corrida da Uespi, no Campus Pirajá.

Além da Copa Brasil de Provas Combinadas, Fernanda Araújo tem planos de disputar o Troféu Brasil de Atletismo nos 100 e 200 metros, que acontece no segundo semestre, em outubro. Caso obtenha bons resultados na competição combinada, o heptatlo deve também ser inserido como objetivo para o principal torneio do ano.