Acusado em escândalo, vice-ministro do Esporte russo deixa o cargo

25/10/2016 23:12

Yury Nagornykh foi apontado em investigação da Wada como principal articulador 
do esquema de doping dos atletas da Rússia, que resultou na suspensão do país.

 

O governo da Rússia confirmou nesta segunda-feira a demissão do vice-ministro do Esporte, Yury Nagornykh, segundo a agência de notícias Reuters. Investigações realizadas pela Agência Internacional Antidoping (Wada) apontaram, no início do ano, que ele era o principal articulador do apoio do estado russo ao esquema de doping entre atletas do país. Por conta do escândalo, a federação russa de atletismo foi suspensa e proibida de inscrever atletas na Rio 2016.

Segundo os relatórios da Wada, Nagornykh era informado frequentemente de casos de atletas que testavam positivo para substâncias proibidas e decidia quem seria coberto e quem não receberia a proteção do esquema. No comunicado que confirmou a saída de Yury, o governo russo não relacionou o fato ao escândalo de doping e disse que ele apenas pediu para sair.

Na semana passada, o ministro do Esporte russo, Vitaly Mutko, também deixou o caro. No entanto, no caso dele, a saída foi para assumir outro posto dentro do governo: se tornou vice-premier para os esportes.

DELATORA TEM APOIO DO COI

Também nesta segunda-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que está oferecendo apoio financeiro para a atleta russa Yuliya Stepanova e seu esposo Vitaly Stepanov, ex-oficial de antidoping da Rússia. Os dois foram responsáveis por delatar o esquema do país para uso de substâncias proibidas.

Segundo reportagem da agência de notícias Associated Press, o COI iniciou um suporte em dinheiro para Yuliya e também contratará Vitaly como consultor para questões da área de doping no Comitê. Atualmente, o casal vive em uma cidade não revelada dos Estados Unidos.