Aposentada, Fabiana Murer já trabalha na nova carreira e planeja gravidez

15/11/2016 14:39

Atleta de 35 anos se despediu das pistas na Olimpíada de 2016, já está fazendo reuniões pelo novo cargo e quer ser mãe: "Tem que ser logo, estou ficando velha".

 
A vida de Fabiana Murer segue agitada. Mesmo após a aposentadoria, confirmada com a lesão durante as eliminatórias dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a campeã mundial de 2011 não se desligou do esporte. Ela já está exercendo um novo cargo, ainda sem nome, em seu clube, a BM & F Bovespa, e planeja ser mãe em breve. Casada com o treinador Elson Miranda, a ex-atleta é embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude, competição que reúne atletas entre 15 e 17 anos em João Pessoa (PB) e segue até o próximo domingo.  Sim, quero, estou com vontade (de ser mãe), mas quero fazer com calma, primeiro me estabilizar na nova carreira e depois pensar nisso. Mas não dá para pensar muito, porque eu já estou ficando velha - disse, sorrindo, a atleta de 35 anos. Fabiana fez grande parte de sua carreira no clube BM & F Bovespa, de São Caetano, na região metropolitana de São Paulo. Depois da aposentadoria das pistas, ela assumiu um cargo no time do ABC paulista:

- É um cargo novo, não tem um nome específico ainda. Estou fazendo várias reuniões para entender como funciona a equipe. Temos que fazer reuniões, decisões, programações para o próximo ano. Vou estar sempre na pista, conversar com treinadores também - disse. 

Campeã dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e prata no evento continental em 2011 e 2015, Fabiana não quer seguir a carreira do marido, Elson, técnico da seleção brasileira:

- Não quero ser técnica, nem sou formada em educação física, não poderia dar treino, quero passar minha experiência e ajudar os atletas - resumiu. A eliminação na Olimpíada do Rio foi dolorosa. Com uma hérnia, a atleta acabou não passando para a final, fechando sua carreira no evento sem medalha. Em 2008, em Pequim, foi finalista, mas teve problemas com o sumiço da vara e acabou em décimo. Quatro anos depois, em Londres, não foi à final após ter problemas com o vento. Agora, Fabiana já pensa para frente: Depois da olimpíada foi bem difícil, não foi do jeito que eu queria, não foi como eu planejava. Foi um período difícil, mas agora estou superbem, vivendo uma nova carreira, uma nova vida, não mais como atleta - disse. 

Os Jogos Escolares reúnem quase quatro mil atletas de 24 estados do Brasil, além do Distrito Federal e uma delegação do Chile. A competição segue até o próximo domingo. Os esportes individuais, casos de atletismo, natação e outros, foram encerrados nesta semana, e, para os próximos dias, estão reservadas as disputas dos esportes coletivos. 

O evento também conta com os embaixadores, atletas consagrados em cada uma das modalidades. O principal nome é Rafaela Silva, campeã olímpica de judô, que diz estar vivendo o clima dos Jogos do Rio em João Pessoa. Fabiana Murer (atletismo), Janeth Arcain (Basquete), Gideoni Monteiro (ciclismo), Lenísio (futsal), Natálio Gaudio (ginástica rítmica), Dara (handebol), Gilda Oliveira (luta olímpica), Mariany Mayumi Nonaka (tênis de mesa), Giba (vôlei) e Ricardo Santos (vôlei de praia) são os outros na lista.