Isinbayeva vai disputar a presidência da Federação de Atletismo da Rússia

11/11/2016 15:10

A bicampeã olímpica e recordista no salto com vara se aposentou neste ano após ser excluída da Rio 2016. Eleição acontece em Moscou no próximo dia 9 de dezembro.

 
Bicampeã olímpica e recordista mundial no salto com vara, Yelena Isinbayeva teve sua candidatura para a presidência da Federação de Atletismo da Rússia (Araf) confirmada pelo site da entidade nesta quinta-feira. Quase três meses após anunciar a despedida das pistas, a ex-atleta concorre com outros três candidatos: Dmitri Shliajtin, atual presidente da Araf, Andrei Silnov, ex-atleta e também campeão olímpico de salto em altura, e Mikhail Butov, secretário-geral da federação. O pleito acontece em Moscou no dia 9 de dezembro.Em  agosto, durante a Rio 2016, a russa tinha acenado com a possibilidade de se candidatar ao cargo, e reforçou o desejo um mês depois. Isinbayeva tentou até o último momento participar da Olimpíada, mas não foi liberada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o que a fez anunciar a aposentadoria das pistas. No final da competição, a russa foi eleita para comissão de atletas do COI.

Desde 2014, o atletismo da Rússia se vê envolvido em uma série de denúncias de esquemas sistemáticos de doping, que teriam contado com o apoio tanto da federação nacional quando do governo do país. Em novembro de 2015, a Federação Internacional de Atletismo decidiu suspender o atletismo da Rússia, que ficou proibido de participar de competições internacionais, incluindo a Rio 2016. A eleição na Araf acontece em um momento em que o atletismo russo vive desdobramentos após os escândalos de doping. As autoridades locais, inclusive, adotaram medidas mais rígidas para diminuir casos com substâncias proibidas pela WADA